Gazzola anuncia primeiros secretários
Prefeito eleito falou das dificuldades que tem tido em obter informações da Prefeitura e destacou os currículos dos novos secretários. Demais nomes serão anunciados em breve
André Roedel
Na tarde da última quinta-feira (13), o prefeito eleito Guilherme Gazzola (PTB) anunciou, em coletiva de imprensa, os primeiros nomes que irão compor o seu governo. Ele também informou que irá extinguir a Secretaria Municipal de Serviços Funerários. Entre os novos secretários anunciados estão os das pastas de Saúde, Esportes, Assuntos Jurídicos e Governo, além do Fundo Social de Solidariedade.
Gazzola também falou sobre a dificuldade que tem tido para realizar a transição de governo e obter mais informações do prefeito Antonio Tuíze (PV). “Reforcei a necessidade desse processo de transição. Ele disse que faria uma reunião com os secretários, mas não me deu retorno. Então nós enxergamos isso de forma preocupante”, comentou o prefeito eleito.
“Da Prefeitura nós não recebemos nenhuma informação oficial, nem sequer fomos recebidos no gabinete do prefeito em exercício. Vejo isso como um desrespeito a todos os cidadãos ituanos”, prosseguiu Gazzola. “Foi nesse momento, percebendo que dificuldades seriam e já estão sendo impostas, que nós resolvemos anunciar alguns secretários para que eles já comecem a atuar, inclusive diretamente, nas áreas de interesse, buscando as informações”.
Os secretários
O prefeito eleito começou anunciando que sua esposa, Patrícia Muller Gazzola, irá presidir o Funssol (Fundo Social de Solidariedade), seguindo a tradição das primeiras-damas ocuparem este cargo. Formada em Administração de Empresas, Patrícia se licenciou da diretoria da IBBL para que não exista conflito de interesses. “Ela assume o Fundo Social, como manda a tradição, mas com um diferencial: a perda um pouco do assistencialismo existente”.
Já para a Secretaria de Assuntos Jurídicos assume Dr. Edward Simeira, juiz de direito aposentado e ex-presidente da OAB de Itu. “Ele representa para nós a imagem de um governo ético, que é um compromisso assumido em campanha. Ele terá uma tarefa árdua, que é observar uma enormidade de problemas existentes, para dizer o mínimo, na Prefeitura e suas celebrações de contratos”.
A Controladoria Geral será chefiada pelo Dr. Ricardo Giordani, sócio de Simeira e presidente do Ituano Futebol Clube, que não esteve presente. “Giordani assume esse órgão, que vai ser otimizado no sentido da revisão de todos, absolutamente todos os contratos que existem e que vão existir dentro da Prefeitura”, apontou o prefeito eleito.
Na pasta da Saúde, assume o vice-prefeito eleito Dr. Caio Gaiane, que é cardiologista. Entre os principais desafios que ele terá, um deles é a reabertura do pronto socorro do Hospital São Camilo. Gaiane terá como diretora administrativa na secretaria Janaina Guerino de Camargo, que tem quatro pós-graduações e passagens pelas multinacionais Dräger e Conmed.
Para a Secretaria de Esportes, Gazzola anunciou o ex-jogador de futebol profissional Douglas Willian Boschetti. Com passagens por times como Primavera e Internacional de Porto Alegre, ele atua há 10 meses na área esportiva do Secom. “Ele terá o trabalho de reestruturar primeiro a questão física da Secretaria de Esportes, que hoje não tem centros esportivos em condição razoável”, apontou o prefeito.
Na Secretaria de Obras, assume o engenheiro civil Eduardo Luiz Alves da Silva. “Talvez seja um dos pontos mais críticos. O Eduardo tem o perfil que eu pensei para o cargo. Ele é funcionário da Prefeitura há 22 anos. Um pouco hoje deixado de lado por conta de suas posturas corretas ali tomadas. Nele eu deposito uma confiança muito grande”, disse Gazzola, que também anunciou que as aprovações de novos condomínios fechados serão suspensas até que se faça um estudo aprofundado.
Os demais cargos anunciados foram: o jornalista Rodrigo Tomba como secretário de Governo, o também jornalista Heraldo de Oliveira como diretor de Comunicação Social e a técnica em Enfermagem Michelle Campanha como Chefe de Gabinete, que terá em sua composição Danielle Santana Borges, Mariele Belasco e Paulo César Ferraz.
Extinção de secretaria
Guilherme Gazzola também anunciou a extinção da Secretaria de Serviços Funerários. “Ela vai voltar a ser diretoria, como sempre deveria ter sido. Itu é a única cidade em que serviço funerário é motivo de notícia. Nós esperamos, efetivamente, que no nosso governo motivo de notícia seja a Secretaria de Saúde”, declarou.