Gazzola confirma interesse na presidência de conselho da Região Metropolitana
Prefeito de Itu conta com apoio de políticos da região para disputar o cargo. Eleições devem ocorrer em maio
À frente do Executivo ituano há três meses, Guilherme Gazzola (PTB) pretende se tornar, também, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Para disputar o cargo, o prefeito de Itu afirma já estar conversando com líderes de cidades vizinhas para a formação de chapas.
Institucionalizada em 8 de maio de 2014, a RMS é composta por 27 municípios, agrupados em três sub-regiões. Itu pertence à sub-região 2, que também inclui Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a RMS possui mais de dois milhões de habitantes, o que representa 4,6% da população estadual, e gera cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista.
As eleições para a presidência do conselho de desenvolvimento estão previstas para ocorrer em maio. Entretanto, Gazzola diz que já possui planos para o cargo. “A intenção principal é a de transformar nossa região em um polo tecnológico, atrair empresas e aumentar o número de vagas no mercado de trabalho”, destaca.
Segundo o prefeito de Itu, a candidatura conta com apoio de importantes lideranças regionais, como o da deputada estadual Maria Lúcia Amary e do deputado federal Vitor Lippi (ambos do PSDB), além de prefeitos próximos, como o de Salto, Geraldo Garcia (PP), e de Porto Feliz, Dr. Cássio (PTB). José Crespo (DEM), prefeito de Sorocaba, também deve apoiar a candidatura do prefeito ituano.
Ao “Periscópio”, Gazzola afirma que, se eleito, a presidência também será benéfica para Itu. “Nossa ideia, não só com a possibilidade de presidir a RMS, mas também com outros projetos, é retomar o lugar de liderança que nossa cidade já ocupou. Pretendemos reverter o papel de Itu como uma cidade coadjuvante e reconquistar a posição de um dos municípios mais importantes do nosso país”, enfatiza o chefe do Executivo ituano.
O Conselho de Desenvolvimento é composto pelos prefeitos dos municípios integrantes da RMS, representantes do Estado e da Assembleia Legislativa, e delibera sobre as prioridades, visando o desenvolvimento da região. O cargo de presidente era ocupado até ano passado pelo ex-prefeito sorocabano Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), eleito em 2014 com Manoel Davi (PSD), prefeito de Tietê, como vice.