Gente da Gente: Luciano Ribeiro

Foto: Daniel Nápoli

A coluna “Gente da Gente” desta semana destaca o vice-prefeito de Itu e presidente do Secom (Sindicato dos Comerciários de Itu e Região), Luciano Alves Ribeiro.      Nascido em Itu e casado com Rosângela Aparecida Ribeiro Buzzo, pai da Laura e da Maria Alice, Luciano foi criado no bairro Nossa Senhora Aparecida. “Sempre estudei na Escola Cícero [Siqueira Campos] e depois estudei no [Escola Estadual Prof. Antônio ] Berreta”, recorda o ituano, que cursou Direito.

 “No ano em que assumi a presidência do Secom, era o ano que me formei na Faculdade de Direito [2007] e eu foquei na entidade sindical. Vi o sindicato como um desafio. Naquele momento falei: sei do poder da legitimidade que o sindicato tem para ajudar o trabalhador, vou ‘arregaçar as mangas’ e mudar essa realidade”, destaca Luciano.

O presidente do Secom recorda que, quando assumiu o sindicato, o mesmo possuía 14 trabalhadores na base territorial e atualmente conta com aproximadamente 80 funcionários. “Tem sede nas seis cidades [que abrange – Itu, Salto, Porto Feliz, Boituva, Cabreúva e Indaiatuba], sendo cinco próprias”.

 Luciano destaca que, com o trabalho social promovido pelo Secom, na concessão de material escolar, clube de campo, dentista, cabeleireiro, seguro de vida e outros benefícios, hoje é mais fácil conversar com o trabalhador para que ele se torne associado. “Não é difícil convencer. O sindicato é muito reconhecido pelo trabalhador”.

Atualmente atuando também como diretor da Federação, Luciano elegeu-se vereador em 2016, em sua segunda eleição [na primeira em 2012, obteve 800 votos]. “Faltava experiência, era conhecido, fazia um trabalho legal, mas não tinha experiência. Tive 800 votos o que não era pouco para aquele momento”.

 Em 2016, Luciano intensificou seu trabalho na rua. “Principalmente através do esporte e das questões sociais, sempre em contato, intensificado o trabalho do sindicato nas empresas”. Ribeiro obteve 2.800 votos.     “Trabalhei com um grupo grande naquela eleição. O nosso grupo ajudou o prefeito Guilherme Gazzola a conquistar a Prefeitura e depois dessa trajetória sempre fui um vereador bastante ativo, conversando com as pessoas, pois essa é a minha característica”.

Conciliando as funções de vereador com a atuação no sindicato, Luciano foi convidado em 2020 pelo prefeito Guilherme Gazzola para compor sua chapa à reeleição, como vice.

Sem ter assumido nenhuma secretaria para que pudesse continuar com sua atuação no Secom, Luciano tem como missão em seu cargo de vice-prefeito levar demandas “que às  vezes a Prefeitura não consegue captar”. “Situações diversas que chegam até mim e com essa facilidade que tenho em conversar com as pessoas, consigo levar aos secretários e ao prefeito e busco resolver”, afirma.

Sobre as eleições gerais deste ano, o vice-prefeito explica que seu intuito neste momento “é buscar ajudar os deputados que trouxeram emendas para Itu”. “Temos vários na cidade. Meu objetivo é que a população reconheça essas pessoas que trouxeram recursos para Itu e fazer com que eles ajudam a gente mais no futuro”.

Amor pelo esporte

Antes de existir o Luciano sindicalista e político, havia o Luciano amante do esporte. “Desde quando estudava no Cícero, sempre gostei muito de educação física, de jogar futebol de salão, vôlei, basquete, de treinar, correr e tive amizades ali na região do [Centro de Lazer] Franco Montoro e não saía de lá, minha infância e adolescência eram ali e depois teve o estádio Wilson Bellon, gostava de estar ali presente, tinha o time do Juventus e ali fui desenvolvendo.”

“Quando assumi o Secom eu vi que uma forma de a gente adentrar na sociedade, bater um papo com a sociedade, é com as questões sociais e o esporte foi uma das que elegi”, recorda. Desenvolvendo parcerias no futebol amador e nas artes marciais, estas voltadas para as crianças, principalmente por meio dos festivais de taekwondo, Luciano resume sua trajetória nos meios sociais. “Uma satisfação estar no meio da população e poder ser útil pra ela. Isso que é o mais interessante”, conclui.