Gerente das Lojas Cem conta, na ASLe, o que inspirou o livro ‘Ainda Bem Que Tem’

Na primeira reunião ordinária sob a nova diretoria, presidida por Anita Liberalesso, a Academia Saltense de Letras (ASLe) recebeu, no último sábado (06), o gerente de propaganda das Lojas Cem, Maurício Gardenal, que falou sobre o seu livro “Ainda Bem Que Tem! – Varejo da história das Lojas Cem”, o qual relata pontos importantes da trajetória histórica dos 70 anos de existência da rede.

“Quando comecei a trabalhar nas Lojas Cem, em 1990, e pude conhecer por dentro todo o complexo desse empreendimento, tive a audácia de dizer que um dia escreveria um livro contando a história das Lojas Cem. Logo me arrependi de ter dito, porque a diretoria aprovou a ideia na hora e passou a esperar pelo livro. Vieram os 50 anos e nada do livro. Vieram os 60 e nada. Então agora eu resolvi cumprira a promessa”, disse ele ao iniciar a exposição.

O gerente de propaganda fez questão de frisar que não fez uma biografia empresarial, pois seria uma tarefa muito difícil colocar em um único livro os 70 anos das Lojas Cem. “O que fizemos foi juntar pontos significativos para a história percorrendo todo esse tempo. Por isto o subtítulo “Varejo da história das Lojas Cem”. O varejo é comprar em grande escala e vender em pequena, até em unidades. Pegamos toda a história e apresentamos detalhes dela”.

Com prefácio do acadêmico da ASLe Décio Zanirato Jr., cadeira 22, cujo patrono é Fernando Pessoa, e o pai era primo de dona Nair, esposa de Remígio Dalla Vecchia, o fundador das Lojas Cem, o livro foi subdividido pelas etapas do crescimento, pinçando aqui e ali personagens e situações que ajudaram a compor o conjunto de fatos que produziram a história dos 70 anos da rede, desde a fundação até se tornar a melhor empresa de varejo do Brasil.

O autor destaca nas 451 páginas do volume, impresso em capa dura, como disse Décio Zanirato Jr, os fatos e pessoas que surgiram ao longo dos 70 anos de uma forma cronológica, com pontos significativos como os quatro diretores que tocaram e tocam até hoje o negócio ajudando o fundador: Giácomo, Natale, Roberto e Cícero; as razões para o sucesso; como surgiu o slogan “Ainda bem que tem” e quem está por trás da marca nos dias de hoje.

“Tenho certeza de que o que dissemos no livro está ao encontro do que os proprietários queriam, porque todos eles leram o rascunho antes de tudo”, disse Maurício Gardenal. Décio Zanirato Jr. foi além: “Eu ouso dizer que o livro é um manual para quem quer empreender com sucesso”. A também acadêmica da ASLe Cristina Maria Salvador, cadeira 20, patrono Archimedes Lammoglia, reverenciou o apoio ao social que é marca das Lojas Cem.

Para a presidente da ASLe, Anita Liberalesso, a presença de Maurício Gardenal na academia com a apresentação do livro foi um presente a todos os acadêmicos, que puderam desfrutar dos bastidores da produção de um livro com a importância que tem “Ainda Bem Que Tem” para a cidade de Salto e para todas aquelas onde existem as mais de 300 lojas do grupo. “É gente de Salto que mostra competência, dignidade e arrojo em um mundo de muita concorrência”.