Gestor faz balanço da temporada vitoriosa
Paulo Silvestri, dinâmico gestor do Ituano deu um depoimento exclusivo para o Periscópio falando da grande temporada que teve o clube na temporada 2022. Mais que isso, ele mostra o porquê da evolução do Ituano desde que a atual gestão chegou no clube.
Nesta matéria o jornal destaca alguns pontos da extensa e criteriosa avaliação de Silvestri, mas o depoimento na íntegra, que é dos mais interessantes, está publicado no site do jornal.
“Após fechar o ano de 2021 com o título de Campeão da Série C, o Ituano se preparou como nunca para enfrentar os desafios do próximo ano. Mantivemos a comissão técnica e a espinha dorsal do elenco vencedor, trazendo mais atletas de talento para reforçar o time”.
“Fizemos um bom Paulistão em 2022, chegando às quartas de final e trazendo para Itu mais um Troféu do Interior. Iniciamos a Série B com cautela, talvez até demais. No final do primeiro turno decidimos mudar o sistema de jogo, mudando a comissão e trazendo reforços durante a janela de contratações”.
“Duas conclusões saltam à vista, sendo a primeira sobre a Série B. Iniciamos o torneio com excesso de cautela, esperando adversários fechados, jogando futebol pouco ofensivo. O que encontramos dentro de campo, no entanto, foi diferente. Somente quando decidimos mudar e jogar para frente, acreditando mais em nosso potencial, passamos de coadjuvantes a protagonistas. O resto é história”.
“A segunda conclusão diz respeito aos adversários no Paulistão e no Brasileiro. De uns anos para cá, a Gestão Profissional do Ituano tem sido reconhecida por torcedores, adversários, imprensa e pela administração do esporte. Após anos de trabalho árduo e investimento, vieram os títulos, os acessos e aqui estamos, quebrando recordes. A concorrência, porém, não parou. A cada competição, fica mais evidente que outros clubes também estão se organizando, buscando novas fontes de financiamento, aumentando seus orçamentos. A disputa vai ficando mais difícil e o Ituano não pode parar”.
“Queremos ver um time cada vez mais seguro e consciente, jogando para frente, em busca de nossos objetivos. Além disso, passada a terrível pandemia, precisamos voltar a formar atletas na base, mesclando nossas pratas da casa com atletas mais experientes. Assim, vamos resgatar e valorizar o DNA do Ituano, time agressivo e formador de talentos”.
“Fora de campo, a Gestão Profissional vai continuar administrando o Ituano com seriedade e transparência, sempre aplicando as melhores práticas de gestão. Tudo sempre com o objetivo de fazer o Ituano cada vez maior, criando as condições para chegarmos ao topo do futebol brasileiro. Para isso, contamos com o apoio da Diretoria, do Conselho e dos Sócios do Ituano”.
Há outros aspectos que o gestor aborda com clareza e mostram que o Ituano está caminhando na direção certa, conforme os resultados têm mostrado dentro e fora das quatro linhas. Vale conferir a íntegra em www.jornalperiscopio.com.br.
Confira, abaixo o depoimento do gestor Paulo Silvestri na íntegra:
ITUANO F.C. em 2022: ÁPICE OU MUDANÇA DE PATAMAR?
Após fechar o ano de 2021 com o título de Campeão Brasileiro, Série C, o Ituano se preparou como nunca para enfrentar os desafios do próximo ano. Mantivemos a comissão técnica e a espinha dorsal do elenco vencedor, trazendo mais atletas de talento para reforçar o time.
Fizemos um bom Paulistão em 2022, chegando às quartas de final e trazendo para Itu mais um Troféu do Interior. Iniciamos a Série B com cautela, talvez até demais. No final do primeiro turno decidimos mudar o sistema de jogo, mudando a comissão e trazendo reforços durante a janela de contratações.
Hoje podemos dizer que fomos felizes em nossas decisões, pois chegamos na frente de todas as outras equipes no segundo turno. No último jogo, disputamos o acesso à sonhada série A.
Em uma partida épica, com o Novelli lotado, contra todas as adversidades, pressionamos o jogo todo e fizemos por merecer o acesso, que, infelizmente, não veio.
No entanto, terminamos o campeonato com o sentimento de dever cumprido, recebendo aplausos de nossos torcedores e reconhecimento amplo, por uma temporada incrível. Graças à arrancada impressionante do segundo turno, registramos a melhor campanha em campeonatos brasileiros da história do Ituano.
Agora, passada a euforia, chega o fim do ano e com ele, o momento de analisar a temporada. Duas conclusões saltam à vista, sendo a primeira sobre a Série B. Iniciamos o torneio com excesso de cautela, esperando adversários fechados, jogando futebol pouco ofensivo. O que encontramos dentro de campo, no entanto, foi diferente. Somente quando decidimos mudar e jogar para frente, acreditando mais em nosso potencial, passamos de coadjuvantes a protagonistas. O resto é história.
A segunda conclusão diz respeito aos adversários no Paulistão e no Brasileiro. De uns anos para cá, a Gestão Profissional do Ituano tem sido reconhecida por torcedores, adversários, imprensa e pela administração do esporte. Após anos de trabalho árduo e investimento, vieram os títulos, os acessos e aqui estamos, quebrando recordes. A concorrência, porém, não parou. A cada competição, fica mais evidente que outros clubes também estão se organizando, buscando novas fontes de financiamento, aumentando seus orçamentos. A disputa vai ficando mais difícil e o Ituano não pode parar.
A partir destas conclusões, refletimos sobre o futuro do Ituano, dentro e fora de campo. Em 2023 participaremos de 3 grandes competições, o Paulistão, a Série B e a Copa do Brasil.
Queremos ver um time cada vez mais seguro e consciente, jogando para frente, em busca de nossos objetivos. Além disso, passada a terrível pandemia, precisamos voltar a formar atletas na base, mesclando nossas pratas da casa com atletas mais experientes. Assim, vamos resgatar e valorizar o DNA do Ituano, time agressivo e formador de talentos.
Fora de campo, a Gestão Profissional vai continuar administrando o Ituano com seriedade e transparência, sempre aplicando as melhores práticas de gestão. Tudo sempre com o objetivo de fazer o Ituano cada vez maior, criando as condições para chegarmos ao topo do futebol brasileiro. Para isso, contamos com o apoio da Diretoria, do Conselho e dos Sócios do Ituano.
As conquistas recentes provaram a todos que o caminho da profissionalização é o certo, é o caminho das vitórias e do crescimento. Muitos de nossos adversários estão se organizando e se fortalecendo. Os demais, que pararam no tempo, estão caindo e o mesmo vale para o Ituano. Precisamos crescer, deixando para trás, cada vez mais longe no passado, as gestões amadoras, que quase levaram ao fim o Ituano.
Que 2022 não tenha sido ápice, mas sim, ano de mudança de patamar. Estamos ganhando, mas queremos mais. Com a Gestão Profissional, vamos criar as bases para mais crescimento e mais sucesso. Vamos escolher paro Ituano a transparência e o profissionalismo. Vamos juntos, escolher o caminho da vitória.