Grupo do Divino Salvador conquista 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites

Prêmio conquistado na última semana, em Natal. Grupo é formado por professor e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação)

O grupo “Bugados”, formado pelo professor de biologia Benito Leopoldo Trento e os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Lorenzo Bortone Rodrigues, Ana Beatriz Montrezol Martini e Anna Luiza Araujo Hacker, do Colégio Divino Salvador Itu, conquistou o 1º lugar na categoria N1 – CanSat – Ensino Fundamental, da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSat).

A fase final da competição nacional aconteceu na última semana, em Natal (RN), na base da Força Aérea Brasileira. “Conquistamos o 1º lugar na categoria CanSat. Fizemos o melhor satélite do Brasil. Ele passou por testes de estresse, como de vácuo, vibracional e alta temperatura, e em todos os testes nosso satélite funcionou perfeitamente”, explica o professor Benito. Anteriormente, o grupo já havia conquistado o 1º lugar na penúltima fase (4ª fase) da OBSat com o seu modelo de satélite do tipo CanSat.

“Nosso satélite é do tipo CanSat (categoria que apresenta dimensões de 10×6,6cm, próximo do tamanho de uma lata de refrigerante). Sua finalidade é a de detectar focos de incêndio através de fotografias. O satélite é composto por um computador de bordo (ESP 32), por sensores, GPS e por câmera fotográfica. Sua construção envolveu a aprendizagem de elementos da engenharia, da eletrônica, da programação, além da apropriação da linguagem científica para pesquisas e da elaboração do projeto”, explica o professor, que foi o responsável por orientar os alunos, e faz questão de agradecer.

“Precisamos fazer um agradecimento ao Colégio Divino Salvador, ao diretor Liomar Contini, pela oportunidade, pela disponibilidade, ceder o espaço e equipamento e aos pais. Essas parcerias foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Para equipe, isso é participar de uma experiência única”, complementa.