Hemocentros da Colsan conquistam Certificação de Excelência da ONA

Fachada do hemocentro da Colsan na cidade de São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação)

Os hemocentros da Colsan da capital paulista, de Jundiaí, Sorocaba e São Bernardo acabam de ser reconhecidos com a Certificação de Excelência da ONA – Organização Nacional de Acreditação. A conquista ocorre em um momento significativo, quando a Colsan comemora 65º aniversário, este mês, destacando seu compromisso constante com a segurança e a qualidade no atendimento a pacientes e colaboradores.

A Colsan opera atualmente com 10 postos de coleta e gerencia diretamente 56 agências transfusionais. A instituição é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 21.500 hemocomponentes por mês para cerca de 100 hospitais clientes e realiza a coleta mensal de cerca de 13.500 bolsas de sangue. Desde sua fundação, tem como proposta contribuir para resolução das questões referentes à escassez de sangue no estado de São Paulo.

Para o Dr. Afonso José Pereira Cortez, diretor geral Técnico da Colsan, a busca constante pela excelência é uma marca da instituição, que acumula 65 anos de serviços ininterruptos como banco de sangue. “A implementação do sistema de gestão da qualidade há 20 anos foi um marco em nossa trajetória. Nos orgulhamos de oferecer serviços com os mais altos padrões de qualidade e segurança. A ONA é mais do que um selo, é uma parceira nessa jornada de evolução constante, e o apoio da Fundação Vanzolini foi crucial nesse processo. Olhamos para o futuro com confiança, cientes de que a qualidade continuará sendo nossa marca registrada”, afirma Cortez”.

De acordo com Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA, a conquista da acreditação ONA é um reflexo do compromisso contínuo da Colsan com a excelência em cuidados de saúde. “Esse reconhecimento não apenas valida o trabalho da instituição, mas também confirma que estamos no caminho certo ao buscar constantemente inovação e aprimoramento. Mais do que um símbolo, essa certificação é um marco que nos desafia a manter uma cultura de qualidade e segurança em todos os níveis da organização”, destaca Gilvane.

A Colsan implantou seu programa de qualidade em 2002 e, junto à Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), iniciou o processo de acreditação em 2015 e conquistou a acreditação com excelência em 2021, mantendo-se no nível de excelência até hoje. “O engajamento da alta liderança no processo de certificação e de todos os colaboradores das unidades envolvidas mostra o compromisso com a segurança da assistência, a melhoria contínua e a inovação. Importante ressaltar o intenso trabalho em torno da experiência do doador, como forma de agregar valor ao processo”, enaltece, Daniela Ota, membro da equipe de coordenação técnica da ONA na FCAV.

Colsan – Fundada em 15 de agosto de 1959 pelo engenheiro Othon Barcellos e um grupo de amigos, seu objetivo era o de suprir gratuitamente as necessidades de sangue em hospitais, prontos-socorros e outras instituições de saúde que prestavam assistência médica sem remuneração. Inspirado pelo trabalho da Cruz Vermelha alemã, que conheceu durante uma visita ao país, Othon idealizou uma organização independente, sem ajuda governamental, com um conselho técnico composto por diretores de faculdades de medicina e presidentes de Associações Médicas de São Paulo.

Inicialmente, a Colsan operava um posto de coleta de sangue no centro de São Paulo e um ônibus que diariamente se deslocava para portas de indústrias e ruas comerciais para coletar doações. Com o tempo, a organização recebeu a doação de mais dois ônibus, que se tornaram ícones na paisagem paulistana ao estacionarem em locais como a Praça Patriarca, a Sé e a Praça Ramos de Azevedo.

Ao longo de mais de 60 anos, a Colsan sempre priorizou a inovação e a qualidade de seus serviços. Entre suas principais conquistas estão o atendimento a toda a rede hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e a unidades hospitalares da rede SUS no Grande ABC, Jundiaí, Sorocaba, Santos, Itanhaém, Praia Grande e Vale do Ribeira. Além disso, construiu hemocentros regionais em Jundiaí e São Bernardo do Campo, assumiu o Hemonúcleo de Sorocaba e obteve certificações de qualidade como a ISO-9001:2015 e a Acreditação ONA, concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

ONA – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.