Homenagem a João Valente
Sr. João Valente de Almeida Junior nasceu em 24 de junho, dia de São João ,de 1934, filho de João Valente de Almeida e Angelina Cacielo Valente, o caçula dos 6 filhos do casal, Olavo, Homero, Ana, Carlota e Deoclécia. Casado por mais de 50 anos com Lucila Zaparolli Valente de Almeida e ficou viúvo em 2011. Faleceu dia 20 de março aos 81 anos. Deixou três filhas e três netos. Sempre teve forte atuação social na cidade, sendo sócio fundador do Rotary Clube Itu-Convenção, assumindo a presidência por duas vezes e fundador e presidente da Associação Amigos da Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida”.
Em paralelo a seus projetos em prol da cultura em Itu, era comerciante e proprietário da Papelaria Valente, comércio tradicional da cidade. Ao lado de sua esposa, também participava do movimento “Equipes de Nossa Senhora” e foram orientadores por 34 anos do “Curso para Noivos” da Igreja Nossa Senhora da Candelária. Visionário, otimista, inquieto e batalhador, Sr. João Valente vivia intensamente sua cidade natal. Estava sempre atento a maneiras de melhorar a vida dos cidadãos e de facilitar o acesso a cultura da população. Quando encontrava uma oportunidade de fazê-lo, montava seu projeto e ia incansavelmente em busca de parcerias e formas de concretizar. Nada era capaz de abalar sua força de vontade e dedicação pelo povo ituano.
Dentre seus projetos concretizados estão o aumento do acervo e modernização do espaço da Biblioteca Municipal de Itu, a doação de máquinas de Braille para a Escola de Cegos Santa Luzia, doação de instrumentos musicais para a Banda União dos Artistas por duas ocasiões, e co-participação em inúmeros projetos em seus mais de 30 anos como membro do Rotary Clube Itu-Convenção. Em seus últimos meses de vida teve a alegria de receber a noticia de que seu novo projeto de modernização tecnológica para Biblioteca Municipal havia sido aprovado. Sempre nos lembraremos da sua determinação e, principalmente, do seu entusiasmo ao comemorar cada uma dessas conquistas.
Com sua sabedoria, paciência e sensibilidade foi um pai incrível não apenas para suas filhas, mas para todos os que tiveram o privilégio em terem cruzado seu caminho com o dele. É impossível ter uma conversa com o Sr. João e sair dela a mesma pessoa, sem ter aprendido algo novo ou ver a mesma coisa de uma forma diferente. Sr. João Valente era grandioso e engrandecia quem estava a sua volta. Fará uma falta imensurável, mas a plenitude com que viveu traz a paz de um dever cumprido e a inspiração para seguir seu exemplo.
Família Valente