“Incompatível com a Vida” será exibido pelo Cineclube de Itu nesta sexta-feira

O filme questiona a problemática das políticas públicas relacionada a interrupção legalizada da gravidez (Foto: Reprodução)

O Cineclube de Itu selecionou para sua próxima exibição “Incompatível com a Vida”, um filme extremamente sensível e polêmico, dirigido por Eliza Capai. A exibição gratuita acontecerá nesta sexta-feira (21), às 20h, no Confrades Bar (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47, Centro). A classificação indicativa é de 14 anos.

O filme de teor autobiográfico relata a experiência de Eliza quando começou a filmar sua própria gravidez. Na época, a ideia era filmar cenas do cotidiano de sua experiência da maternidade junto com seu companheiro.

A direção inicial do filme toma outro rumo quando, na 14ª semana, ela recebe o diagnóstico de uma má formação fetal, tornando o bebê incompatível com a vida, sendo aconselhada pelos médicos a interromper a gravidez. Isto foi legalmente possível porque Eliza morava em Portugal, onde a lei sobre o aborto foi descriminalizada em 2007.

Para enfrentar sua dor, Eliza passa a conversar e filmar outras mulheres que passaram por situações semelhantes. O filme questiona a problemática das políticas públicas relacionada a interrupção legalizada da gravidez e as lacunas no preparo dos profissionais de saúde para lidar com casos assim.

Passando pelos diversos conflitos das mulheres que enfrentam esta situação e, as implicações dos variados pontos de vista, nos levando a refletir profundamente sobre percepções da vida, morte e direitos. O filme lançado em 2023 foi escolhido como vencedor da Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens no festival de cinema “É tudo verdade”.

Eliza é documentarista de carreira consolidada e respeitada, fez filmes de diferentes abordagens, sempre voltados para questões sociais e de gêneros. O seu filme “Tão Longe é Aqui” percorre diversos países do continente Africano contando a história das mulheres que habitam esses lugares tão diferentes de nossa realidade.

Entre outros, vale destacar também o documentário “Espero tua (re)volta” marcado pela mobilização política dos estudantes do ensino médio. Estes dois documentários, “Tão Longe é Aqui” e “Espero tua (re)volta”, já passaram pelas telas do Cineclube de Itu.

O evento é uma contrapartida do projeto contemplado pela Lei de fomento ao setor audiovisual de apoio a cineclubes, através do edital 08/2023 – chamamento público 182/2023 promovido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu, subsidiado pela Secretaria de Cultura do Estado de SP.