Indaiatuba se mobiliza no combate a dengue
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu terça-feira (26), a segunda reunião para a criação do Comitê Permanente de Controle e Combate à Dengue no município. A criação do Comitê visa uma grande mobilização da Prefeitura e da sociedade no enfrentamento da Dengue, Febre Chikungunya e também o Zika Vírus, este último suspeito de ser causador de casos de Microcefalia em bebês. O comitê municipal reunirá representantes de todas secretarias e autarquias para planejar, desencadear e agilizar as ações de prevenção, controle da doença e fortalecer a intersetorialidade.
O secretário de Saúde, Jose Roberto Stefani, enfatizou a necessidade de mobilizar toda a sociedade. “Temos que fazer a nossa parte para combater o Aedes aegypti e evitar os sofrimentos causados pela Dengue, Zica Vírus e Febre Chikungunya. Ainda há tempo para evitar uma epidemia na nossa cidade, todos devem colaborar”.
O próximo passo é oficialização do Comitê pelo setor jurídico da Prefeitura.
Mutirão e caminhada
Neste sábado (30), acontece o 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti. A operação terá início às 8h e percorrerá vários bairros da cidade.
Hoje também será realizada a caminhada “Indaiatuba contra o Mosquito”. A saída será às 8h do Parque Ecológico e vai até a Praça do Lago (Jardim Morada do Sol, em frente à UPA24h). Em seguida os Agentes Comunitários da Saúde farão um arrastão em residências e terrenos na região do Jardim Morada do Sol.
Indaiatuba registrou em 2016 um caso autóctone (contraído na própria cidade) de dengue, quatro importados e 22 aguardam resultado.