Iniciada em 2012, duplicação da SP-79 ainda não foi concluída

Departamento responsável justifica que aguarda desapropriações de áreas para prosseguir com as obras

André Roedel

As obras de duplicação da SP-79 (Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo), que liga Itu a Sorocaba, foram iniciadas em outubro de 2012 e até agora não foram concluídas. Palco de inúmeros acidentes, a estrada é alvo de reclamações constantes dos motoristas. O atraso da conclusão foi notícia na edição de 17 de agosto do jornal “O Estado de S.Paulo”, que destacou que os congestionamentos na via são diários.

Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), as obras estão paradas porque dependem de algumas desapropriações. Ao “Periscópio”, o DER informou que aguarda a conclusão dos processos de desapropriação, que tramitam em âmbito judicial, para que as obras da SP-079 possam ser retomadas na rodovia. Ainda segundo o departamento, as obras estão paralisadas desde março do ano passado.

O departamento também informou que o lote 1 da obra (realizado pela empresa Ellenco), que vai do km 47,5 ao km 59, já tem 96% dos serviços concluídos e conta com investimento do DER da ordem de R$ 57 milhões. Já o lote 2 (Sobrenco Ltda.), que vai do km 59 ao km 70,7, foi concluído em 98% e tem investimento de R$ 73,8 milhões.

Manutenção
Também segundo o DER, a SP-079, até que as obras sejam concluídas, recebe constantemente serviços de conservação, que envolvem a manutenção do pavimento, operação tapa buraco, limpeza, poda e roçada. “Esses serviços têm como objetivo manter a rodovia em plenas condições de trafegabilidade e garantir a segurança dos motoristas”, finaliza o departamento.