Instituto Tecendo Infâncias lança minidoc sobre o Programa Cuidar Itu
O Instituto Tecendo Infâncias, organização social sem fins lucrativos, lançou na quinta-feira (09), em seu canal no YouTube (youtube.com/@InstitutoTecendoInfâncias), um minidocumentário sobre o Programa Cuidar Itu. O vídeo, gravado entre os meses de novembro e dezembro de 2023, apresenta depoimentos que retratam o primeiro ano de funcionamento do Programa – executado pela Prefeitura de Itu e apoiado pelo Instituto – e os seus impactos sociais para famílias atendidas na cidade de Itu.
“Foi um grande desafio adotar a intersetorialidade em nossa rotina de trabalho, mas, ao longo dos atendimentos, nos adaptamos e percebemos a força que esta metodologia propõe”, explica Sílvio Neves, articulador do Cuidar. “Os testemunhos registrados no vídeo reforçam que é possível repensar as situações de vulnerabilidade sociais e abrir caminhos para um futuro mais próspero”, completa.
Através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, o Programa reúne técnicos das áreas de saúde (médica, psicológica e nutricional), educação, cidadania, geração de renda e moradia na Subprefeitura Regional do Pirapitingui que realizam atendimentos focados no Plano de Ação Familiar (PAF) em busca da autonomia das pessoas que correspondam a este perfil. O PAF é a metodologia social de combate à pobreza e promoção de saúde e desenvolvimento humano criada pelo Instituto Dara (RJ).
“É fundamental que a família busque o seu protagonismo. A equipe técnica orienta, sugere caminhos dentro da rede e acompanha de perto o progresso. Mas é a família que precisa agir e buscar as soluções. Tivemos a certeza de que este tipo de abordagem é eficiente através das falas colhidas para este minidocumentário”, conta Adriane Menna Barreto, diretora executiva do Tecendo Infâncias.
O Cuidar, instituído pela Lei nº 2.524, de 24 de agosto de 2023, é um serviço municipal criado em parceria com o Tecendo Infâncias para promover a inclusão e cuidados na primeira infância, tanto para as crianças quanto para sua rede de apoio, especialmente as mais vulneráveis. O documentário completo pode ser assistido através do link: https://youtu.be/yab28xJQIwo.