Interprete de Libras da Câmara comenta tema da redação do Enem
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo (05), teve grande repercussão nas redes sociais por conta do tema da redação: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O JP conversou com o Tradutor Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Félix Oliveira Santos, que atua na Câmara Municipal de Itu e no SESI Itu, que comentou sobre a escolha do tema.
“O tema escolhido para esse ano no Enem foi muito pertinente e salutar, visto que, em nosso país, essa questão vem a cada dia tomando mais força e visibilidade na conquista de direitos e equiparação de oportunidades, através da acessibilidade não só arquitetônica, mas na comunicação, que é o fator mais excludente de um indivíduo que pertence a uma sociedade”, ressalta.
Félix chama a atenção para o despreparo dos alunos do Ensino Médio exposto na mídia televisiva, impressa e nas redes sociais em relação ao tema discutido. “Infelizmente, mesmo sendo um tema e realidades dos problemas sociais que vivemos, muitos ainda não tiveram a oportunidade de ser contemplados com a inclusão de fato”, prossegue.
“O alerta fica para os atores políticos que verdadeiramente inclinem sua atenção a equiparação de oportunidades, pois a acessibilidade é boa para todos, porem é necessária para alguns”, completa.
Sobre os desafios para a educação inclusiva, Félix acredita que esta deve ser bilíngue inclusiva. “Muito se fala na importância de aprendermos uma segunda língua, como o inglês, espanhol, quando de fato temos uma segunda língua em nosso país que não é difundida e não é ensinada na grade curricular das escolas, língua essa que a cada passo encontra barreiras para sua disseminação nos meios aonde circulam a formação, comunicação e informação”, relata.