Itu 413 anos: o que os ituanos mais gostam na cidade
Nesta quinta-feira (02), Itu completa 413 anos de existência. Para celebrar essa importante data, o Periscópio convidou alguns ituanos de nascimento ou de coração, que compartilharam conosco o que mais gostam da cidade. Valia tudo: um local, uma lembrança, uma sensação. As respostas foram diversas. Confira os depoimentos:
“Alguns chamam de Majestoso da Vila Nova, outros de Novelli Júnior. Eu chamo de “casa”. Sou apaixonado pelo estádio de nossa cidade, lugar que frequento desde que nasci e onde vejo meu time do coração jogar e representar tão bem a minha terra.”
Rodrigo Tomba, jornalista e professor
“Cheguei em Itu por volta de 2009. O que mais me chama atenção até hoje aqui são suas praças e lugares públicos que sempre permitem encontros intencionais ou não. Também sou muito encantada pela cultura visível espalhada por todos os cantos da cidade.”
Amanda Sylvestre, cozinheira e artista
“Há quase cinco anos, mudei de São Paulo para Itu. O que eu gosto desta cidade são as coisas básicas, que para um ituano passam desapercebidas. Faz parte do cotidiano. Segurança, ar puro, silêncio, o canto dos pássaros e de ver a Lua. Como é linda a Lua cheia.”
Marcio Pitliuk, escritor e cineasta
“Itu é uma cidade grandona e já foi a mais rica do Estado de São Paulo! Com suas praças e belas igrejas, abraça todo mundo! Nasci, fui criada e criei meus filhos aqui, cidade que acolheu minha família vinda de Minas Gerais em 1960! O que gosto de fazer aqui? Tomar açaí na praça!”
Neide Dutra, atriz e agente fiscal tributário aposentada
“Eu gosto de andar pelos bairros da cidade, especialmente na região da Vila Roma, onde eu vivi a minha infância e adolescência. Sempre que posso faço esse ritual nostálgico.”
Murillo Augustus, músico
“Do maravilhoso Parque do Varvito, são milhões de anos de história contadas em cada lâmina de rocha, uma energia única, a calmaria para se fazer um lanche em família, simplesmente deitar e relaxar, ou levar a amada para um passeio romântico. Recomendo para qualquer ituano ou turista, como historiador e geógrafo esse é meu lugar preferido em nossa grande cidade de Itu.”
Rodrigo Paulino, professor
“O que mais gosto é que, se quisermos, podemos ir a missa todos os dias, pois temos muitas igrejas e a maioria históricas, com uma arquitetura muito linda, que vale muito a pena conhecer.”
Sérgio Victor da Silva, cabeleireiro
“Sinto orgulho em ter nascido e viver até os dias de hoje em uma cidade com um elevado patrimônio histórico e cultural. Sem contar que a cidade de Itu é muito acolhedora, com pontos turísticos para todos os gostos, seja pelas lindas igrejas, museus e praças, como também pelos campos e fazendas ao redor. Tudo isso, com toque de tranquilidade e paz que só cidade do interior proporcional. Que satisfação viver neste privilégio!”
Vanessa Sandy, advogada
“Entre tantas coisas que gosto muito em nossa cidade, como o nosso time Ituano Futebol Clube, a nossa gastronomia, sobretudo a parmegiana, os parques turísticos e até mesmo o silencioso e imponente Rio Tietê, ao qual sou fascina e também o que mais me desperta o amor sobre nossa cidade: a riqueza das igrejas históricas. Leva as pessoas a uma imersão à cultura, história e fé. Com certeza, é algo que chama muito a minha atenção, e acredito que seja um ponto que nos destaca em relação a tantas outras cidades e lugares do mundo. Eu amo Itu!”.
Luizinho Caldeira, músico
“Desde minha infância, pude aproveitar pequenos detalhes como as lembranças nos jardins da Escola Convenção de itu e os antigos ensaios de Carnaval na Praça Almeida Júnior, até as iniciativas mais recentes que formataram parques encantadores em nossos bairros, como o Parque Ecológico Taboão, que se tornou um dos meus lugares preferidos na cidade, porque é onde a Pérola, minha cachorrinha, mais gosta de passear e onde compartilho meus melhores momentos com ela. Um lugar de paz e tranquilidade em que adoro estar”.
Letícia Spinardi, publicitária
“Nasci em Itu, meu pai nasceu em Itu e meu avô também. Gosto muito de Itu, que mais gosto é sua história e tradição, as igrejas e casarios históricos.”
João Paulo de Camargo, professor
“O que mais gosto em Itu? A hospitalidade, a natureza e o acolhimento. “Há mais ou menos oito anos resido na cidade de Itu, um lugar que ainda conserva a tranquilidade do interior, com a facilidade de acesso à cidade grande de São Paulo. Costumo dizer que temos o melhor de dois mundos. A natureza e o meio ambiente foram determinantes para esta escolha, além do sentimento de pertencimento ao local. Sou grande defensora das causas ambientais e encontrei em Itu essa característica entre os moradores da cidade os meus propósitos de vida. Hoje, posso dizer que Itu faz parte de mim, mesmo com todos os seus desafios. Que nesta data auspiciosa, a cidade possa ser reconhecida não apenas por seu ‘exagero’, mas também por suas infinitas possibilidades. Parabéns e mil felicidades, Itu!”
Valéria Rowena, escritora e terapeuta holística
“Gosto da segurança, aconchego e beleza. Nas caminhadas matinais, na prática das atividades físicas, como o vôlei adaptado, não deixo de admirar tanto a natureza quanto os casarões antigos. Em Itu passei a maior parte da minha vida. Aqui nasceram meus filhos, aqui fiz a grande maioria dos meus amigos, preservando vários deles até hoje. Desde quando fui presidente da Liga Ituana, nos encontramos semanalmente para o futebol e para a tradicional resenha, onde a conversa corre alegre e solta. Em Itu me sinto feliz e acolhido. Aproveito a oportunidade para parabenizar a cidade pelos seus 413 anos e manifestar meu desejo de muita prosperidade e sucesso.”
Vicente Sampaio, aposentado
“Itu é minha paixão de berço, e pra mim é difícil falar desta cidade sem poetizar. Itu me inspira por suas várias ruas floridas, ipês espalhadas, praças preservadas. É uma cidade limpa, arborizada, digna de ser contemplada. É envolta pela área rural, que trás o benefício do cheiro de “terra molhada” em cada chuva que cai. É uma cidade que é julgada como pequena, mas para quem é amante do canto dos pássaros, a cidade é joia preciosa. É grande! Desconheço uma rua que não haja pássaros felizes a cantarolar! Aqui a todo momento é tempo de apreciar, seja o canto da natureza, seja o tilintar das cores pelas ruas, com suas flores. É a típica cidade de interior, que é muito subestimada, mas tem lá seus encantos, que muitas vezes estão ocultos aos olhos de quem não consegue enxergar, que Itu é uma cidade perfeita para se morar.”
Gabrielle S. Sampaio Groblackner, assistente jurídico
“Cidade abençoada, lindos campos e ruas históricas, cidade que mostra o acolhimento a seus visitantes um lugar prazeroso e inesquecível de residir e visitar.”
Ruy Zotarelli, empresário
“Eu adoro o Centro da cidade de Itu e suas tradições, tais como o café do Tonilu e a praça e a Igreja da Matriz. Adoro a cultura das bandas tradicionais da cidade, como a Banda União dos Artistas onde comecei aprender música e a Banda do Carmo. Ambas contribuem demais para vários cidadãos e pra cultura da cidade. Amo a estrada parque e suas belezas naturais. Gosto dessa história do interior, de todo mundo se conhecer. Atualmente, gosto muito da cena Jazz e incentivo aos artistas locais.”
Eduardo Freire Waldemarin, músico
“O que mais gosto em Itu é a amizade, o relacionamento do povo ituano, que é muito honesto. E em segundo, é a segurança que aqui existe. É claro que há outras cidades seguras, mas gosto muito de Itu nesta área.”
Osni Fabrício da Silva, comerciante
“O que eu mais gosto e me orgulha nesta cidade muito é o Museu Republicano, por abrigar uma parte importante da história do Brasil em nossa cidade. A gente não pode esquecer que Itu é o Berço da República.”
Alexandre Pazinatto da Silva, segurança
“O que mais eu gosto nesta cidade de Itu é seu patrimônio histórico e arquitetônico. Precisamos torná-lo mais conhecido pelos turistas.”
José Renato Galvão, Bibliotecário
“Nesta cidade de Itu, o que mais gosto são as pessoas, que aqui vivem e se tornaram amigos eternos. Amizades verdadeiras, que levarei para sempre.”
Lineo Henrique da Costa, Militar reformado e fotógrafo
“Uma grande cidade histórica, berço da república. Uma cidade turística, com vários museus, várias atrações. Itu é uma cidade que foi muito importante para a formação do Brasil.”
Amarildo César Tirabassi, comerciante
“O que gosto muito em Itu são seus restaurantes. Sou uma pessoa que já rodou o mundo, mas me deixa orgulhoso ter nascido nesta cidade.”
Luis Paulo Lemes – Django, treinador e ex-atleta
“O que mais gosto nesta cidade, simplesmente é ‘viver’ nela. Itu é uma cidade tudo de bom. Aqui formei minha família, tem o Ituano Futebol Clube… Viver aqui é o que mais gosto.”
Maurício Bochini, empresário
“Desde que cheguei aqui nesta cidade, e lá se vão 42 anos, sempre me senti ‘em casa’. E isso, sem dúvidas, é uma sensação que não tem preço.”
Wagner Sasso, comentarista esportivo