Itu 413 anos: os cartões-postais da cidade
Estância Turística, Itu é uma cidade nacionalmente conhecida por sua rica história e também pela fama de onde tudo é grande. Historicamente, Itu tornou-se “A Fidelíssima” e “Berço da República” e, popularmente, um de seus filhos mais ilustres, Francisco Flaviano de Almeida, o humorista Simplício, tornou-a famosa em um quadro do inesquecível programa “Praça da Alegria” na TV.
Mas quem vem a Itu – e até mesmo os próprios ituanos – precisa conhecer alguns pontos turísticos, verdadeiros cartões-postais da cidade que são menos conhecidos, mas, nem por isso, menos importantes.
Gruta da Glória – Um dos cartões de visita de Itu, muito embora não seja tão conhecida e tão visitada quanto poderia, é a Gruta da Glória, situada na Estrada Parque, quase na divisa com Cabreúva. A gruta natural de pedra possui na entrada um grande arco e uma bica de água natural, que é bastante utilizada por trilheiros e ciclistas.
Embora haja muitas pichações, o local é de rara beleza e subindo o primeiro lance de escadas, há um espaço com mesa, bancos e uma imagem de Nossa Senhora. Naquele patamar também há o registro em pedra, do nome de Washington Luiz, que em 1922 era presidente e que esteve no local em uma visita feita a Itu, na inauguração da estrada que ligava a Capital à Itu.
Mais acima, no topo da gruta, há um mirante que proporciona uma belíssima visão do Rio Tietê, dos morros e da rica vegetação natural, que faz parte da Mata Atlântica, além da própria Estrada Parque. Pode se ver, entretanto, uma grande área desmatada do outro lado do rio, que faz um contraponto a toda beleza natural do local.
Fábrica de Tecidos São Luiz – Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (CONDEPHHAT e IPHAN), a Fábrica de Tecidos São Luiz foi fundada em 1869, sendo a primeira indústria a vapor do Estado de São Paulo e segunda do Brasil, funcionando de forma ininterrupta até 1982. Servindo de modelo para a criação de outras fábricas do setor. O agora Espaço Fábrica São Luiz tem uma grande área construída, podendo receber até 700 pessoas e hoje é um espaço destinado a realizar eventos sociais, culturais e exposições.
É um local que também é bastante requisitado não apenas por ituanos para a realização de cerimônias e festas de casamento, grandes encontros de empresas e abriga ao longo do ano, exposições, bazares e feiras.
Localizando-se na área central da cidade, o prédio chama a atenção pela sua imponência e a entrada de turistas e visitantes da própria cidade é gratuita.
Igreja do Bom Jesus – Localizada bem no centro da cidade, na Praça Padre Anchieta, a Igreja do Bom Jesus é bem mais que uma simples igreja. É o primeiro santuário do Sagrado Coração de Jesus no Brasil. Trata-se de um patrimônio histórico e artístico nacional.
A igreja foi edificada sobre os fundamentos da antiga matriz da cidade, cujos alicerces datavam de 1610. Em 1765 a edificação ameaçou ruir. Foi quando iniciou-se a construção de uma nova Igreja Matriz (que foi inaugurada em 1780, em outro local (hoje Praça Padre Miguel).
A Igreja do Bom Jesus foi reedificada a mando do Padre Manoel da Costa Aranha, sendo então dedicada ao Senhor Bom Jesus. Em 1904 foi fundado em Itu um núcleo do Apostolado da Oração e para sediar a nova organização, foi construída uma capela anexa, que se tornou o primeiro Santuário nacional do Coração de Jesus.
Parque Almeida Júnior – Mesmo entre a população Ituana, há muita gente que ainda não conheça o Parque Almeida Júnior. O local é muito aprazível e oferece um bom contato com a natureza, com muita tranquilidade, embora não esteja longe do centro.
Localiza-se na Avenida do Parque, 271, atrás do Colégio Divino Salvador e próximo ao Plaza Shopping. A área total tem mais de 20 mil metros quadrados e lá os turistas e mesmo os ituanos podem desfrutar de um belo mirante com vista para as terras do Vale do Tietê.
Além disso, o local oferece parque infantil, quadra recreativa, trilha de caminhada, aparelhos para ginástica, horta e outros atrativos. O local é de fácil acesso e estacionamento. Um lugar muito sossegado onde as famílias podem passear e passar momentos de descontração, inclusive podendo levar seus pets sem qualquer problema.
Bosque Alceu Geribello – Na tranquilidade do Bairro Brasil, na Rua Niterói, 133, há o Bosque Alceu Geribello, que é tido como um verdadeiro “oásis verde” dentro da cidade. Um pequeno, porém, charmoso local que além da bela área verde é também um Centro de Educação Ambiental, destinado as pessoas que queiram aprender sobre natureza, sustentabilidade e qualidade de vida.
Atrelado a Secretaria de Meio Ambiente o local proporciona visitas monitoradas e promove a prática e aprendizagem de conceitos ambientais, em conexão com os preceitos sistêmicos que existem na natureza. Aos sábados o lugar abriga uma concorrida feira de produtos orgânicos que vale ser conhecida.