Itu: alterações nos horários do transporte público coletivo prejudica passageiros
Desde o início deste mês de julho, muitos usuários dos transportes públicos das Viações Avante e Itu foram surpreendidos por alterações no horário das linhas dos ônibus que circulam pela cidade e zona rural.
Com a alteração repentina, alguns passageiros tiveram complicações para chegar ao trabalho, como é o caso da repositora Fernanda Alessandra Calisto, que depende da linha 02 – Parque Industrial. “No primeiro dia ainda não sabia da mudança e cheguei atrasada. Eu entro às 9h. Para chegar no horário tenho que pegar ônibus às 8h. Se eu não pegar o ônibus de 8h ele passa só 8h50, aí não dá tempo de chegar. E para ir embora eu tinha que pegar ele às 18h, agora tenho que pegar às 18h20”, diz.
A jornalista Thaís Lopes, que utiliza as linhas 07 e 12 (Santa Laura), fala que teve sua rotina alterada, já que agora precisa fazer um percurso a pé para pegar outro ônibus. “Eu odiei. Muda toda a rotina da gente, tem que sair mais cedo, chego no serviço meia hora mais cedo, é tudo mais cedo. Pego ônibus no escuro, chego no escuro. Complicou”, afirma.
O operador de telemarketing Otávio Henrique Piffer também têm sido prejudicado. “No site tem um horário, mas o ônibus passa em um totalmente diferente. Muitas vezes eu chego atrasado no serviço por conta disso e isso me prejudica na empresa”, conta.
Os moradores das zonas rurais da cidade também estão enfrentando o mesmo problema. “Eu precisei ir ao trabalho e o ônibus não passou. Eu cheguei atrasado”, conta Pedro Henrique Prado, recreador infantil. “Várias vezes eu contei com o ônibus e saí prejudicado por isso”, relata o adolescente, sobre os horários da linha 05 – Três Vendas, umas das linhas que atende os bairros rurais de Itu.
A ajudante geral Edilaine Ferreira Oliveira, que também depende de linha rural, conta que a diminuição da circulação dos ônibus têm complicado o deslocamento de muitas pessoas. “Está terrível, principalmente pra gente que mora no sítio. Estão tirando os horários dos ônibus que vem pra cá, tivemos até que conversar com vereador para ver se melhora”, relata.
Questionada, a Prefeitura de Itu informou que foi “surpreendida pela mudança” e que em casos de alteração como este deveria ter sido consultada, mas não foi o que aconteceu. “Diante disso, estão sendo tomadas as providências jurídicas necessárias”, afirma em nota.
O Periscópio entrou insistentemente em contato com o diretor de comunicação e marketing e com o gerente administrativo das empresas concessionárias durante duas semanas, porém não obteve um posicionamento até o fechamento desta matéria.