Secretaria Municipal de Saúde amplia os pontos de vacina contra a febre amarela
A Secretaria Municipal de Saúde inicia, a partir da próxima segunda-feira (15), seguindo uma orientação do Governo do Estado de São Paulo, intensificação da vacinação contra a febre amarela, mesmo não havendo registro de casos da doença em humanos ou primatas na cidade de Itu.
A ação contemplará moradores de bairros localizados na região do Pirapitingui, Varejão e Taperinha, ou seja, todos próximos aos municípios com registro de casos de febre amarela em primatas, pessoas que se deslocarão para áreas de circulação de vírus e moradores da zona rural.
Um cronograma com locais e horários específicos foi elaborado para essa ação. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 2, 8, 11, 12, 13 e 15 (confira relação de endereços nesta página), a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Na zona rural, equipes da Secretaria de Saúde irão até os imóveis para promover a vacinação conhecida como “porteira a porteira”.
Para se vacinar é preciso ter acima de 9 meses de idade. A equipe da Secretaria de Saúde solicita que o munícipe apresente a Carteira de Vacinação e um documento pessoal com foto no ato da imunização.
A expectativa é que 60 mil pessoas sejam imunizadas em Itu, mas como as doses da vacina contra a febre amarela são disponibilizadas pelo Governo do Estado, haverá uma quantidade de doses por dia. Em seis pontos fixos de vacinação será aplicada uma média diária de 800 doses.
Segundo a Prefeitura, neste momento as doses de vacina contra a febre amarela aplicadas em Itu não são fracionadas. Mesmo havendo posterior indicação de fracionamento pelo Governo do Estado, as doses destinadas para emissão de certificado internacional serão doses completas. Cento e trinta e cinco países exigem esse certificado internacional. São países da Ásia, alguns da região do Caribe e, principalmente, da África.
Nesta semana, o Instituto Adolfo Lutz confirmou que um dos quatro macacos encontrados no Parque do Matão, no bairro Bela Vista, em Votorantim, morreu por febre amarela. O local foi fechado para o público como medida de precaução contra a doença que, assim como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a Fiocruz, a febre amarela é uma doença infecciosa grave. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.
Confira os postos em que a vacina será aplicada:
UBS 02 – “José Maria Vicente”
Endereço: Rua Fiovo de Bernardini, s/n, Jardim União
Fone: 4019-0550
UBS 08 – “Dr. Cid Ferraz do Amaral”
Endereço: Avenida Goiás, 180 – Bairro Brasil
Fone: 4013-2256
UBS 11 – “Frei Pascácio Hettler”
Endereço: Rua Osasco, s/n, Bairro Cidade Nova I
Fone: 4019-1192
UBS 12 – “Dr. Emílio Chierighini”
Endereço: Avenida Sol, s/n, Jardim Novo Mundo
Fone: 4019-1438
UBS 13 – “Dr. Cláudio Fruet”
Endereço: Rua Genecey Cabreira, s/n, Bairro Portal do Éden
Fone: 4019-3118
UBS 15 – “Dr. Hélio Chierighini”
Endereço: Rua Armênia, s/nº, Residencial Potiguara
Fone: 4013-4460
Porque não colocam um ponto de vacinação dentro do terminal.
Pessoas com deficiência fazem parte dos grupos de risco com direito à vacinação?
Quais as recomendações para pessoas com mais de 60 anos.
Porque não coloca em todos os UBS de Itu, assim não congestiona lugar nenhum?
Porque não colocam um ponto de vacinação dentro do terminal.
Da cidade nova