Itu arrecada doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul
O Fundo Social de Solidariedade de Itu inicia nesta segunda-feira (06) uma campanha para arrecadação de água, produtos de higiene e de limpeza que serão doados às vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Rua Madalena de Oliveira Moraes, 370, Bairro Itu Novo Centro.
“As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade do governo do Estado de São Paulo, que seguirá com o envio para o Rio Grande do Sul. Neste momento é importante unirmos forças para ajudarmos as vítimas dessa tragédia. Toda doação é bem-vinda, independente da quantidade. A doação de uma ou de muitas garrafas de água, de um litro ou de muitos de um produto de limpeza são igualmente importantes”, ressalta a presidente do Funssol de Itu, Roberta Albanese.
As duas primeiras viagens para a cidade de São Paulo para a entrega dos itens arrecadados em Itu estão agendadas para os próximos dias 9 e 16 de maio.
Confira abaixo sugestões de itens que estão sendo arrecadados:
- água
- produtos de limpeza: água sanitária, balde, desinfetante, detergente, detergente em pó, escova para lavar, esponja para limpeza, esponja de aço, limpador multiuso, luva de látex, pano de chão, rodo, sabão em barra, sacos de lixo, saponáceo, vassoura
- produtos de higiene: aparelho de barbear, creme dental, escova dental, fio dental, sabonete, shampoo e condicionador
Correios recebem doações
A partir de segunda-feira (06), toda a rede de agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, receberá doações para as vítimas das chuvas que estão atingindo o estado gaúcho. A estatal irá coletar e transportar gratuitamente os donativos – não haverá nenhum custo aos doadores.
São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Esses são os itens de maior necessidade no momento, segundo informações da Defesa Civil, instituição parceira dos Correios nesta ação.
Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, em Santa Maria (RS), os Correios disponibilizaram caminhões e empregados para auxiliar a Defesa Civil no que for necessário.
A ação integrada entre as superintendências estaduais dos Correios está sendo realizada por iniciativa conjunta da Diretoria Executiva da estatal e do Ministério das Comunicações, pasta à qual a empresa está vinculada e que atua no grupo de crise criado para enfrentar a situação.
Sobe número de vítimas
O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (06). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.
Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos. (Com informações da Agência Brasil)