Itu é destaque em encontro de Palácios, Museus-Casa e Casas Históricas

Evento cultural acontece entre segunda e quarta-feira em diferentes pontos da capital paulista

Duas experiências ituanas serão destaque no “X Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casa e Casas Históricas”, que ocorre de 19 a 21 de setembro (de segunda a quarta-feira), na capital paulista, como parte da programação da 10ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o tema “Museu, Identidades e Territórios”, esta edição do encontro incluirá debates sobre a criação e a manutenção de Museus-Casas como espaços de memória regional e de ações culturais. Trata-se de um fenômeno em expansão no mundo: na cidade ou no campo, são propriedades onde viveram e atuaram personagens históricos importantes, abertas ao público para que, conhecendo a história do local e dos seus ilustres moradores, os visitantes aprendam mais sobre a história local e nacional.

Atrações
Nesta segunda-feira (19), dia de abertura, às 16h15, na Fundação Ema Klabin (um museu-casa na capital paulista), Silvia Czapski participará do painel de “Depoimentos e Experiência Locais”, falando da Fazenda São Miguel, pertencente a sua família desde meados do século passado, atualmente não aberta à visitação pública. Mais conhecida como sede da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) entre 1986 e 2006 – período em que recebeu forte visitação, promovendo atividades voltadas à educação ambiental – a fazenda abrigou por décadas um atelier de Alice Brill, esposa de Dr. Juljan Czapski que presidia a ONG. Além de pintar inspirada na paisagem local, a artista usava o espaço também para preparar aulas de arte e criatividade na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio (atual Ceunsp), nos anos 1970, e as oficinas voluntárias de arte e ecologia da AIPA, nas décadas seguintes.

Na quarta-feira (21), último dia do encontro, no Palácio dos Bandeirantes e sob o tema “Memórias e heranças culturais no museu-casa histórica”, João Pacheco Neto relatará as experiências com a promoção de eventos e visitas na conhecida casa bandeirista Chácara do Rosário, da família desde o século VIII e que – após o ciclo das Bandeiras – viveu os ciclos da cana de açúcar, do café, das cerâmicas e o atual de turismo.

A Fundação Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, Jardim Europa. Já o Palácio dos Bandeirantes está localizado na Avenida Morumbi, 4500, Morumbi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3897-3232.