Itu é premiada pela nona vez consecutiva no Programa Município VerdeAzul

Cidade ficou com a 19ª colocação, três posições à frente da colocação conquistada em 2015

verde-azul

Na última quinta-feira (8), a cidade de Itu recebeu, pela nona vez consecutiva, a certificação do Programa Município VerdeAzul. O anúncio aconteceu no São Paulo Expo, na capital paulista, e contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da secretária municipal de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero.

Este ciclo contou com a participação de 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais com as ações ambientais realizadas. Dos participantes, 78 municípios (25%) foram certificados com uma pontuação superior a 80,0. Itu conquistou a nota 91,53, ficando com a 19ª colocação, três posições à frente da colocação conquistada em 2015.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

“A Prefeitura da Estância Turística de Itu participa e vem sendo certificada desde a primeira edição com avaliações positivas quanto à eficácia na condução das ações propostas, conforme os IAA (Indicadores de Avaliação Ambiental). Itu foi a única cidade da região que recebeu a certificação desde a primeira edição do programa”, comentou Patrícia Otero.

Participação voluntária
Lançado em 2007 pelo Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Para a realização do seu objetivo, o programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.