Itu é vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Itu venceu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria “Sala do Empreendedor” durante cerimônia realizada no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, na noite de quinta-feira (11).
Participaram da 12ª edição desta celebração o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França; o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado; o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, entre outras autoridades.
Representando a cidade de Itu, o prefeito Guilherme Gazzola (PP), o secretário municipal de Emprego e Trabalho, Olavo Volpato, o secretário municipal de Planejamento, Gilmar Pereira e o diretor da Sala do Empreendedor e do Sebrae Aqui de Itu, João Januário.
O objetivo geral da premiação é destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
O Projeto Desenvolve Itu, inscrito na categoria em que venceu, trata da ampliação e inauguração de novos espaços do Empreendedor, unidades do Sebrae Aqui e posto do Banco do Povo Paulista. Um projeto robusto, que conta com ações de incentivo fiscal para atração de empresas, incentivo aos pequenos negócios e elaboração de práticas para capacitação e geração de renda.
“O traço comum entre ser prefeito e ser empreendedor é a coragem. O empreendedor todo dia enfrenta seus dissabores, assim como os prefeitos muitas vezes não têm seu reconhecimento. O prefeito que consegue passar pelo seu mandato e cumprir sua jornada, passa, certamente – pela experiência mais bonita e, no entanto, mais dolorosa da sua vida, porque qualquer problema na cidade é problema do prefeito. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou o ministro Márcio França.
“Ganhar esse prêmio significa que todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Sebrae valeu a pena. Quando iniciamos a nossa gestão, percebemos que esta importante prestação de serviço aos empreendedores de Itu não era valorizada. Com uma nova perspectiva, percebemos que a motivação e a informação impulsionaram os pequenos comerciantes e todas as pessoas sonham com o próprio negócio”, destacou Guilherme Gazzola.
Itu também foi uma das finalistas na categoria Simplificação e Fomento do Empreendedorismo, com o projeto “Agiliza Itu”, e participou na categoria Governança Territorial com o projeto “Sorocaba, a rota do Desenvolvimento Urbano e Rural”.
No total, a 12ª edição do Prêmio recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o País. As prefeituras vencedoras disputarão a etapa nacional da premiação, que começa a partir de 29 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos Estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF).