Itu inicia a revisão do Plano Diretor
A cidade de Itu deu os primeiros passos para a revisão de seu Plano Diretor na última quarta-feira (06) em encontro realizado no auditório do paço municipal, no qual foram apresentadas as diretrizes para a adequação das normas e regras do município diante de seu crescimento econômico e populacional.
Necessária para que governo e população, a partir de uma leitura da cidade real, repensem conjuntamente o município em relação às questões físico, ambiental, econômico e social, a revisão do Plano Diretor não ocorria em Itu desde 2006 e só está sendo possível neste momento graças ao trabalho da primeira gestão da atual administração municipal, que regularizou questões ligadas à Lei de Zoneamento, antes deixadas de lado.
Encabeçada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos, a apresentação foi conduzida por técnicos da GeoBrasilis, empresa contratada pelo município para prestar a consultoria sobre o tema, sendo assistida por secretários, diretores e gestores da administração pública local. A imprensa local foi convidada para o evento e o JP esteve presente.
Esta reunião foi apenas a primeira etapa de uma série de consultas e debates, que envolverão, além de representantes do Poder Público, membros da sociedade civil na busca das soluções mais apropriadas e efetivas para as demandas decorrentes do desenvolvimento do município. Todas as pastas já estão preparando os seus diagnósticos a respeito dos pontos de carência e aprimoramento da cidade, que serão entregues ao grupo de trabalho de técnicos da própria Prefeitura de Itu, que participará ativamente das propostas, com suporte da equipe da GeoBrasilis.
Já no mês de maio, será iniciado um ciclo de consultas públicas por meio de oficinas regionais, possibilitando a captação das impressões dos munícipes diretamente. De acordo com a apresentação da última quarta-feira, a revisão do Plano Diretor deverá ser concluída ainda no segundo semestre deste ano. No encontro, também foram abordadas a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a elaboração de um Código de Obras e Posturas para a cidade de Itu.
O evento
Marcado para iniciar às 18h, o evento só foi começar perto das 19h. Subiram à mesa o prefeito Guilherme Gazzola (PL), o vice Luciano Ribeiro (PL), o presidente da Câmara Mané da Saúde (PDT), secretários, representantes da GeoBrasilis e membros do conselho. Primeiramente falou o secretário de Planejamento, José Roberto Fernandes Barreira. Em seguida foi a vez do diretor da GeoBrasilis, José Roberto dos Santos
“Este é o 17º Plano Diretor que a empresa participa e a gente já tem um pouco de experiência em saber quando a prefeitura ou equipe toda está comprometida quando primeiro a gente vê um evento desse, que prestigia o tema, que é importante. A divulgação, a transparência e participação são importantes em toda revisão do Plano Diretor”, disse o representante da empresa.
Após isso o prefeito falou e, em seguida, houve uma explanação conduzida por técnicos da GeoBrasilis, que comentaram sobre prazos. Segundo cronograma apresentado, a minuta das novas leis deve ser apresentada em agosto deste ano, quando vai à Câmara.