Itu integra região com a 4ª menor expectativa de vida do Estado
Apesar de ter registrado aumento de 2,8 anos entre 2000 e 2014, índice regional ainda está abaixo da média estadual
A Região Administrativa de Sorocaba, da qual Itu faz parte, apresenta expectativa de vida de 74,7 anos, índice 0,7 ano menor que a duração média de vida do Estado de São Paulo. Os dados, divulgados esta semana pela Fundação Seade, indicam que a média é a quarta menor do Estado, ganhando apenas das Regiões Administrativas de Santos e Itapeva (74 anos) e Registro (74,6 anos).
Os melhores índices foram observadas nas regiões de São José do Rio Preto (76,1 anos), Ribeirão Preto (76,0), Franca (75,9) e Campinas (75,9). Apesar dos números da região de Sorocaba não serem favoráveis quando comparados com os das demais áreas do Estado, a expectativa de vida na região cresceu 2,8 anos entre 2000 e 2014.
O Radar Regional da Fundação Seade analisa a esperança de vida ao nascer da população e seus principais condicionantes nas diferentes regiões de São Paulo. Para cada uma delas são apresentadas, além desse indicador, informações sobre mortalidade por grupos etários, inclusive por principais causas de morte. As informações sobre o tema compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas na dimensão longevidade e estão associadas às condições gerais da saúde da população.