Itu poderá receber oficialmente o título de “Capital Nacional do Berço da República”

Envolvidos no projeto da senadora Mara Gabrilli foram homenageados com título de cidadania ituana (Foto: Divulgação/Câmara)

A cidade de Itu desempenhou um papel fundamental na história política do Brasil, especialmente por ter recebido a Convenção Republicana de 1873. Por isso o Projeto de Lei nº 932, de 2024, declarando-a “Capital Nacional do Berço da República”, apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), está tramitando no Congresso Nacional.

O reconhecimento do município como “Capital Nacional do Berço da República”” partiu da iniciativa dos sociólogos Mateus Rosa Tognella e Gláucia Teixeira Chaves em conjunto com o advogado e Secretário Executivo de São Paulo Lucas Gandolfe, que, com o apoio do prefeito de Guilherme Gazzola (PP) e do secretário adjunto de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos, Gabriel Dias de Carvalho, apresentaram justificativas à senadora.

“Esta homenagem fortalece a identidade nacional e a importância da memória histórica na formação dos valores democráticos contemporâneos, não apenas honrando a contribuição histórica de Itu, mas também reforçando sua posição como um importante destino turístico e educacional”, disse Gazzola.

“A designação de Itu como tal capital simboliza um reconhecimento formal pelo papel que a cidade e seus cidadãos desempenharam no estabelecimento dos ideais republicanos no Brasil”, afirmaram os sociólogos Mateus e Gláucia.

“A cidade, que já é uma estância turística reconhecida por seus monumentos e patrimônios culturais, como o Museu Republicano, beneficia-se ainda mais desse título, atraindo mais visitantes e estudiosos interessados em sua rica história”, complementou Gabriel Carvalho.

O advogado Lucas Gandolfe afirma que “o Projeto de Lei não apenas reconhece o papel significativo de Itu na história da República brasileira, consubstanciada hoje na Constituição de 1988, mas também promove a educação e o turismo cultural, apoiando o desenvolvimento econômico local e enriquecendo o patrimônio cultural brasileiro, consolidando oficialmente um título já consumado nos mais distintos centros acadêmicos do Brasil”.

Após ter recebido relatório de autoria do senador Omar Aziz (PSD-AM), na Comissão de Defesa da Democracia, com teor favorável, o Projeto de Lei encontra-se em condições de ser incluído em pauta do Senado Federal para votação.

Títulos

No último dia 8 de maio, na Câmara de Vereadores de Itu, ocorreu a sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadania Ituana aos homenageados Professora Gláucia Teixeira Chaves, Professor Mateus Rosa Tognella, Doutor Lucas Gandolfe e à senadora Mara Gabrilli. Gláucia e Mara Gabrilli não puderam comparecer e foram representadas pelos homenageados da noite.

Prestigiaram a solenidade o prefeito Guilherme Gazzola; os vereadores Mané da Saúde (PDT) e Célia Rocha (PP); o vereador de Sorocaba, Ítalo Moreira; a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo; o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Projetos, Gilmar Dias Pereira; o secretário municipal do Emprego e Trabalho, Olavo Volpato e convidados dos homenageados.