Itu promove ações de conscientização no trânsito durante a campanha Maio Amarelo

Prefeito Herculano Passos (ao centro) e o comandante Bellão (ao seu lado esquerdo) durante reativação do Programa de Educação no Trânsito (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Itu realizou uma série de ações voltadas à conscientização sobre a segurança no trânsito, dentro da campanha nacional Maio Amarelo. As iniciativas envolveram diferentes setores da administração pública e buscaram atingir públicos variados, desde crianças em idade escolar até os motoristas que circulam pelas vias da cidade.

Uma das principais ações foi a primeira edição do programa “Segurança Itinerante”, promovido pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana. Realizada na Regional do Pirapitingui, a iniciativa levou profissionais de diferentes áreas ao encontro da população local.

Durante a atividade, a equipe do Departamento de Trânsito ouviu demandas e sugestões dos moradores, além de reforçar orientações sobre prevenção de acidentes, em consonância com os objetivos do Maio Amarelo. Segundo a Prefeitura, a ação deverá ser replicada em outras regiões do município.

No ambiente escolar, a campanha também teve destaque. Crianças da Rede Municipal de Ensino participaram do projeto “Pare, Olhe e Escute”, apresentado pela Companhia Circo Teatro Sem Lona na EMEF “Olga Benário Prestes”, com participação também de alunos da EMEI “Abriza Demétrio Assaf”. O espetáculo “Tem Palhaço no Trânsito” foi encenado em duas sessões, abordando, de forma lúdica e acessível, as principais regras de trânsito e os cuidados com a segurança ferroviária. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, teve como foco promover a educação moral e cívica desde a infância.

Ações contínuas

Além das ações pontuais do Maio Amarelo, a Prefeitura destaca medidas contínuas voltadas à segurança no trânsito. Entre elas, estão a manutenção e reposição da sinalização viária vertical e horizontal, a readequação de vias – como ocorreu recentemente na Rua Floriano Peixoto e na ciclovia do Presidente Médici – e o reforço da atuação dos agentes do pelotão de trânsito, especialmente nas proximidades de escolas e unidades de saúde.

Outro avanço destacado pela administração municipal é a retomada do PETRANS (Programa de Educação no Trânsito), que havia sido descontinuado em gestões anteriores. Criado pela Lei Municipal nº 1.138, de 08 de fevereiro de 2010, o programa tem como objetivo instruir os alunos da rede municipal sobre regras de trânsito, funcionamento do tráfego e respeito a pedestres e ciclistas, incentivando-os a compartilhar esse conhecimento e contribuir para a formação de uma cultura de segurança no trânsito. Para o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Drague, o respeito às leis de trânsito é um compromisso coletivo.

“Respeitar as leis de trânsito é, antes de tudo, um ato de responsabilidade e empatia. Cada regra foi criada para preservar vidas e garantir que todos, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, compartilhem o espaço urbano com segurança. A prudência ao volante vai além do cumprimento da lei: é estar atento, agir com calma e sempre priorizar a vida. Um segundo de distração ou uma atitude impulsiva pode causar consequências irreversíveis. Por isso, dirigir com consciência é o caminho para um trânsito mais humano e seguro para todos”, afirma.

As ações desenvolvidas ao longo do mês reforçam o compromisso da Prefeitura de Itu com a promoção de um trânsito mais seguro e com a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), do Detran-SP, Itu registrou 32 óbitos relacionados ao trânsito nos últimos 12 meses, com uma taxa de 18,94 mortes a cada 100 mil habitantes. Desde 2015, início da série histórica, o ano com mais mortes no trânsito foi 2017, com 44 óbitos. Com menos, os anos de 2021 e 2023, com 28. Desde o início deste ano, o Infosiga já computou oito óbitos na cidade de Itu.

Os números revelam que a faixa etária com mais vítimas desde o início da série histórica é de 20 a 24 anos, com 43 óbitos. E a maioria são homens motociclistas. Os acidentes costumam acontecer mais aos domingos à noite (26 ocorrências nesse período). Em 55% dos casos, a vítima fatal dos acidentes é o condutor do veículo, seguido de pedestre (29%) e passageiro (11%). E 68% dos acidentes acontecem em rodovias. Mais dados podem ser obtidos em www.infosiga.sp.gov.br.