Itu recebe alunos de mestrado da FGV para disciplina imersiva na Rede Saber
Na última semana, entre os dias 20 e 22 de setembro, Itu recebeu alunos do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo para a disciplina de imersão “Governança e Desafios Locais”.
O objetivo da disciplina é estudar o impacto da Escola Municipal em Tempo Integral – Rede Saber IV, em toda a região da Cidade Nova, especificamente nos temas: saúde, relações comunitárias (segurança, cidadania, participação), família, cultura, entorno (relações com o território e Meio Ambiente), esporte e lazer.
O Mestrado em Gestão Pública é um curso tradicional e importante da FGV, por onde passaram pessoas como o governador do RS, Eduardo Leite e o presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.
Com a orientação do secretário de Educação, Plínio Bernardi, e da professora da FGV, Isabela Curado, os alunos tiveram um preparo pré-campo, onde conheceram o projeto e criaram hipóteses, principalmente em relação a forma em que a escola pode ter efeitos de transbordamento em seu entorno, afetando outras áreas.
Durante a semana, os alunos puderam conhecer, além da teoria, a prática da Rede Saber IV. Na quarta-feira (20), acompanharam a entrada dos alunos e conheceram todo o território de 20 mil metros quadrados da escola. Para isso, foram acompanhados pela diretora Karina Rodrigues e vice-diretora Telma Gimenez. Além disso, conversaram com a coordenadora Malu Freitas, do Projeto Cuidar.
Também tiveram a oportunidade de conversar com o prefeito Guilherme Gazzola (Progressistas), tirar dúvidas e conhecer sobre a implantação da Escolas de Tempo Integral em Itu. Guilherme agradeceu aos alunos pela visita e disse que permanece a disposição. “Vocês são brilhantes por se prepararem e entrarem na área pública tão cedo. Essa área é fascinante e mudou minha perspectiva de vida. Itu está sempre de portas abertas para vocês, nós agradecemos pela visita”, comentou.
Já na quinta-feira (21), os alunos entrevistaram, vereadores, gestores da Secretaria de Saúde, Cultura, Esportes, Promoção Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Planejamento, Segurança Pública e a Companhia Ituana de Saneamento. Finalizando a visita, na sexta-feira (22), os alunos fizeram um compilado dos resultados e apresentaram um pitch (breve apresentação) para o prefeito. Por fim, no pós-campo, vão continuar trabalhando para elaborar uma Teoria da Mudança da Rede Saber IV para o município de Itu e, em novembro, apresentarão os resultados para a equipe de gestão da Prefeitura de Itu.