Itu registra onda de frio e baixa umidade do ar

A cidade de Itu, assim como boa parte da Região Metropolitana de Sorocaba e outros pontos do Estado de São Paulo, registrou baixas temperaturas nos últimos dias. Os termômetros chegaram a mostrar 5º C na manhã de terça-feira (27), a mais fria do ano, com máxima de 22º C.

Isso ocorre porque uma frente fria que se forma no Sul do Brasil avançou pelo país e provocou pancadas de chuva em todo o Estado de São Paulo, porém, após esse sistema meteorológico, a atuação de uma massa de ar fria derrubou as temperaturas, fazendo com que a sensação seja de frio, com condições para formação de geada em áreas de serra.

A partir de quinta-feira (29), espera-se uma elevação nas temperaturas. Segundo o Climatempo, a mínima amanhã será de 12º C, com máxima de 29º C. O clima vai ficar mais ameno e agradável, mas a umidade do ar continuará preocupante. Não há previsão de chuva pelos próximos 12 dias, de acordo com o serviço de meteorologia.

A Defesa Civil de São Paulo alerta que a baixa umidade do ar contribui para o aumento de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite. Para minimizar os riscos, o órgão recomenda que toda a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas e higienizar as mãos com frequência.