Itu retoma tradicional Desfile do Divino

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, promove mais um Desfile do Divino. Tradicionalmente conhecida na cidade, a procissão do Desfile do Divino acontece este ano no dia 4 de junho (sábado), sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa, celebrando a festa de Pentecostes.
Assim como nos anos anteriores, o ponto de concentração será às 8h, em frente à Câmara de Vereadores, na Alameda Barão do Rio Branco, 28, Centro, iniciando o desfile às 9h, percorrendo a Rua Santa Rita, Rua Sete de Setembro, finalizando a celebração na Praça Padre Miguel (Matriz), com a benção do padre.
Realizado pela última vez em 2019, devido à pandemia da Covid-19, o evento retorna com o tema “Fraternidade e Educação – Fala com sabedoria, ensina com amor”. O trajeto realizado pelas principais ruas do Centro Histórico de Itu conta com a participação dos devotos que recriam momentos da época do Império com trajes e a corte da Imperatriz.
Os soldados do Exército percorrem as ruas carregando o andor que leva a imagem da pomba, que representa o Divino Espírito Santo, enquanto algumas crianças carregam os sete dons – Conselho, Fortaleza, Sabedoria, Entendimento, Ciência, Piedade e Temor a Deus –, além dos tradicionais cavaleiros e o carro de boi, que também participam do desfile, entoados por cânticos da igreja. É importante ressaltar que durante o percurso ocorre a distribuição de pães abençoados pelos padres da região.
Tradição
A origem popular da festa surgiu em Portugal, no ano de 1320, com a Imperatriz Santa Isabel de Aragão, que após realizar uma promessa pagou a mesma levando a coroa do Império com símbolo do Espírito Santo. No Brasil, a festa teve início por volta do século XVI, se tornando uma herança dos colonizadores.
O desfile do Divino é realizado no sábado de manhã com a participação da corte, de violeiros, cavaleiros, bandas de música e carros de boi, que no passado levavam a lenha para ser vendida e o dinheiro arrecadado era doado entre as obras de caridade.
As cores predominantes nesse desfile são o vermelho e branco, presentes nas vestimentas, nos enfeites e na decoração do Império, da Igreja e na Bandeira. A primeira simboliza a realeza de Santa Isabel e as línguas de fogo do Pentecostes; a segunda apresenta-se na pomba, tida como figura símbolo do Espírito Santo e da Paz.
Antigamente, no final de toda festa, era sorteado entre a população o imperador do ano seguinte, que recebia a coroa e o cetro do império na porta da Matriz e dirigia-se à sua casa, com o povo, onde era armado o novo império. Atualmente está sediado na residência do senhor Jair de Oliveira, sendo o Alferes da Bandeira do Divino Espírito Santo.
Ruas interditadas
Para a realização do Desfile do Divino, diversas ruas serão interditadas pela Prefeitura de Itu. O fechamento já acontece nas primeiras horas do dia, no trecho entre as ruas 20 de Janeiro e 7 de Setembro, entre a Igreja da Matriz e a Igreja Santa Rita.
A partir das 7h, a interdição ocorre na Rua Santa Rita cruzamento com a 20 de janeiro, na Rua Barão do Rio Branco com a Rua Floriano Peixoto e com a Rua Santa Rita. Ainda neste horário, serão também interditadas as ruas, Bom Jesus no cruzamento com a Rua Floriano Peixoto, a Rua Madre Theodora cruzamento com a Rua Santa Cruz, a Rua Dr. José Elias cruzamento com a Rua dos Andradas e a Rua Madre Theodora cruzamento com a Floriano Peixoto.
A Rua Floriano Peixoto será interditada a partir das 10h, no cruzamento com a 7 de Setembro, para a trajeto do carro do boi e cavalheiros, sendo liberada novamente após a passagem.
A Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, reforça a importância dos munícipes não estacionarem nos locais que serão interditados, para que durante a passagem do cortejo não haja risco de danos nos veículos com a passagem dos carros de boi.
Os motoristas poderão usar como rotas alternativas, a Rua dos Andradas e a Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes. Agentes de Trânsito estarão em todos os cruzamentos interditados orientando os motoristas e liberando as ruas à medida que ocorrer a passagem do cortejo.