Itu sedia reunião da Central Regional de Inteligência e Monitoramento

Evento foi realizado no auditório da sede da GCM (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Na última quarta-feira (06), a cidade de Itu sediou a 44ª reunião da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), da qual participaram representantes dos 28 municípios paulistas que a constituem atualmente.

A abertura do encontro, que ocorreu no auditório do prédio da Guarda Civil Municipal e contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola (PL) e do secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva.

 Na oportunidade, Gazzola manifestou o seu apreço pela GCM, de forma especial, pelo trabalho que a Corporação vem realizando, e comentou que não basta ter força ostensiva, pois o serviço de inteligência é imprescindível. O secretário de Segurança de Itu destacou que excelentes resultados têm sido obtidos por meio das reuniões da CRIM e enfatizou que os investimentos efetivados nos mandatos do prefeito Guilherme, em que a cidade alcançou a posição de 10ª cidade mais segura do país.

A CRIM foi criada em novembro de 2012, passou a funcionar efetivamente na modalidade de teste no início de 2013, sendo inaugurada pelo Governo do Estado em dezembro do mesmo ano e possibilita interligar ocorrências de roubos e furtos de veículos com ou sem boletim de ocorrência e compartilhar informações por parte dos setores de inteligência, que sejam de interesse comum entre os municípios, entre outros benefícios.

Para participar da CRIM, as cidades devem cumprir alguns requisitos técnicos e jurídicos, entre eles, possuir o Sistema Sentry de monitoramento veicular e equipe capacitada pela empresa fornecedora do software Sentry; ter participado como convidado de, no mínimo, duas reuniões da CRIM; assinaturas do termo de adesão e do termo de confidencialidade por parte de todos os usuários do sistema Sentry (operadores de inteligência).