Itu tem cerca de 57 mil trabalhadores com registro

A cidade de Itu conta com 57.181 trabalhadores com registro em carteira CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Somados aos pequenos empreendedores e profissionais liberais, a cidade tem aproximadamente 80 mil trabalhadores.

De acordo com os últimos índices divulgados também pelo Caged, a cidade, além de estar mantendo o saldo positivo na geração de emprego, atingiu o maior pico dos últimos 40 meses, dispondo de 436 novos empregos com carteira assinada em março.

Para quem não está empregado atualmente, uma opção é procurar o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) na Prefeitura, onde são disponibilizadas diariamente de 60 a 80 vagas em diversos setores, com destaque para produção, logística, construção civil e limpeza.

Nos últimos anos, segundo a Prefeitura, os setores que mais empregaram na cidade foram o de produção, logística, construção civil, limpeza, manutenção e vendas. Para ocupar essas vagas, o Poder Público tem investido na oferta de qualificações nas mais variadas funções ou empregos, com destaque para cursos do Via Rápida, Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), Universidade Ituana do Trabalhador (Unit) e instituições parceiras.

Para tirar os trabalhadores da informalidade, a Prefeitura investe na divulgação e captação das vagas disponíveis no mercado de trabalho do município e na disponibilização da estrutura do município para auxiliar os pequenos empreendedores, com destaque para os três postos do Sebrae Aqui existentes em Itu.

Apesar disso, a população ainda critica a oferta do chamado “subemprego” na cidade, com baixa remuneração e sem qualificação. A Prefeitura, porém, afirma que a ocorrência do “subemprego” é, comprovadamente, rara em nossa cidade, sendo que os empregadores disponibilizam vagas com as exigências de qualificação cada vez maiores.

Novas oportunidades 

Para os próximos meses, novas empresas serão instaladas na cidade, como a Monin, Day Pharma e ampliação da Haco. Já para o próximo ano, a Atlas Copco deverá instalar sua planta em Itu, que também receberá as obras de um grande parque temático e hotéis. Isso sem falar no Tomorrowland, que também gera empregos temporários e impacta direta e indiretamente.

“Em nossa opinião o cenário futuro é promissor e com muitas possibilidades de novos empregos e empreendedorismo, pois o município oferece grandes condições para tanto”, afirma Olavo Volpato, secretário municipal de Emprego e Trabalho.

Ainda como parte das políticas públicas do governo municipal, um planejamento de atração de investidores segue desde o primeiro mandato da atual gestão, com o programa Desenvolve Itu, no sentido de facilitar a vinda de novas empresas para o município.

“A cidade está colhendo os frutos de um projeto de incentivo ao emprego, que vai desde a moralização e reconstrução da credibilidade do município até a criação de leis que tornassem Itu atraente aos investidores. Estamos no caminho certo e muita coisa boa está vindo aí”, declara Guilherme Gazzola (PP), prefeito de Itu.