Ituano Basquete conquista o bronze do Campeonato Paulista 2023
O Ituano Basquete conquistou, nesta quarta-feira (13), o bronze do Campeonato Paulista 2023, ao vencer o Unimed Campinas, por 79 a 71, em partida realizada diante de sua torcida em Itu, no Ginásio Prudente de Moraes.
As visitantes chegaram a abrir o placar, mas uma bola da linha dos três pontos, arremessada por Leila, da zona morta, colocou o Galo na vantagem e assim a equipe seguiu durante todo o confronto.
O rubro-negro venceu as duas primeiras parciais, por 26 a 18 e 21 a 20. Na volta do intervalo, foram as campineiras que venceram o terceiro quarto, por 15 a 14; no último período, tudo igual, em 18 a 18.
“Estamos felizes, é um presente de Natal”, afirma a capitã Joice, que foi a maior pontuadora rubro-negra na partida, com 18 tentos. “Queríamos mais, mas é um dever cumprido. Ganhar é sempre bom, a gente queria ser campeã, mas lutamos por esse terceiro lugar”, completa.
A cestinha do confronto foi a campineira Licinara, com 24 pontos. Pelo Ituano, também tiveram grandes participações na pontuação as pivôs Érika, com 17 tentos, Gabi, com 16, Mari Dias, com 9, e a lateral Leila, que anotou 14 pontos.
Despedida
A partida marcou também a despedida da lateral Palmira, que anunciou sua aposentadoria das quadras.
“Fico feliz que, em todo lugar que passei, sempre sai pela porta da frente e aqui não vai ser diferente. Independente de eu ter ficado lesionada nesse último Paulista, acho que, de alguma maneira, eu contribuí. Não era o que a gente esperava, a gente sonhava com a final inédita, com o título inédito, mas pelo menos a gente encerrou com o terceiro lugar, que acho que é super válido também”.
Palmira é uma das atletas que marcaram a história do Ituano Basquete. Atleta da equipe desde a formação original, em dezembro de 2017 – ausentando-se apenas na temporada de 2022 -, a jogadora fez parte das conquistas inéditas da LBF, em 2021, e dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, em 2018.
“Vou continuar contribuindo, de uma maneira diferente agora, mas vou estar ainda ligada ao basquete”, projeta a agora ex-atleta.