Ituano Clube reabre as portas e gera economia para a Prefeitura

Parceria com a Prefeitura permitirá, sem custos ao poder público, uma estrutura de apoio e informações turísticas, além de espaços para exposições, palestras e intervenções culturais

Um dos marcos arquitetônicos e culturais mais significativos da cidade, o Ituano Clube será reativado por meio de uma iniciativa da Prefeitura. A reportagem do “Periscópio” apurou que o clube localizado na principal praça do eixo histórico abre suas portas para oferecer, em parte de sua estrutura, serviços de turismo e cultura.

Isso foi possível graças a um termo de comodato, assinado pelo prefeito Antonio Tuíze e Marco Antônio Marques de Almeida, da representante da entidade, pelo qual o clube cederá espaço para atividades desenvolvidas pela secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, coordenada por Ricardo Moreira Xavier da Silveira e pela secretaria de Cultura, coordenada pela secretária Allie Marie Dias de Queiroz.

Em visita ao prédio, na manhã da última quinta-feira (14), os secretários explicaram como será desenvolvida esta parceria, que deve se iniciar após a limpeza e adaptação para as instalações. “Acreditamos que a proposta de comodato e parceria entre a Prefeitura e parte do prédio do Ituano Clube será um marco desta administração municipal em favor da preservação da memória da cidade”, disse Allie.

Na avaliação de Ricardo Xavier, a parte da ocupação desta quase centenária instituição será o primeiro passo para recuperar a autoestima dos ituanos que há muito reivindicam a requalificação dos espaços públicos do centro histórico, incentivando que novos empreendimentos surjam em seu entorno, especialmente os negócios ligados ao turismo, cultura, lazer, voltando a ser o “coração da cidade”.

Fechado há uma década, o edifício foi recuperado por ocasião do Itu Casa Decor em 2014. A indicação do prédio como objeto da mostra de arquitetura e decoração surgiu do próprio prefeito Antonio Tuíze, visando resgatar e valorizar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

Benefícios e redução de custos
O secretário de Turismo conta que entre os principais benefícios da ocupação do clube estão o retorno do centro de informações turísticas ao eixo histórico, que hoje está provisoriamente junto ao trailer da Protur em consequência da mudança da secretaria para o prédio da Estação Ferroviária, além da redução de custos, realizada no mês passado, quando houve a entrega da locação do prédio onde funcionava a secretaria.

A infraestrutura de atendimento, com banheiros adequados e espaço para troca de fraldas para bebês, representará uma melhora da imagem da Prefeitura junto aos turistas. Haverá uma sala para apoio aos eventos realizados na Praça Padre Miguel, como por exemplo, a Festa Italiana, Festa Japonesa, Carnaval, Natal, dispensando a locação de tendas para atender esses eventos, explica Ricardo. Além disso, o próprio edifício do Ituano Clube será mais um atrativo turístico. Outro ponto importante é a instalação de um ponto da Guarda Civil Municipal no espaço para que as viaturas possam dar mais segurança aos frequentadores da praça.

Para a secretaria de Cultura, a parceria resultará em benefícios como a redução mensal de locação da Casa da Praça, que vai transferir as suas atividades para o local. Os Museus Municipais (Arte Sacra, Museu e Arquivo Histórico e Pinacoteca Almeida Júnior) poderão ampliar a exposição de seus acervos, em espaço nobre.

Haverá espaço para parceria com artistas locais para exposições, palestras, pequenas intervenções artísticas, fomentando a produção cultural e artística do município. Poderá eventualmente haver a transferência do concerto da Banda União dos Artistas da Praça Padre Miguel para o saguão do Ituano Clube, reduzindo a locação de tendas, garantindo maior conforto em dias frios e chuvosos.