Ituano disputa Copa do Brasil pela 5ª vez

Em 2023 o Ituano estará participando pela quinta vez em sua história de uma Copa do Brasil, o segundo campeonato mais importante do país e o primeiro em termos de premiação em dinheiro, além de garantir vaga ao vencedor na Libertadores.
O Galo competiu em 2003, 2005, 2015 e 2018. Agora, em 2023, mais experiente, mais estruturado, a expectativa é para que possa fazer uma boa competição, indo o mais longe possível. Por ter sido o quinto colocado na classificação geral do Paulistão 2022, o Ituano teve direito a uma vaga na Copa do Brasil para 2023.
Integrante do pote D, o Ituano terá como adversários os clubes do pote H e o Galo jogará a primeira fase na condição de visitante, o que garante a vantagem de um empate fora de casa para seguir adiante. Quanto a renda nesta fase, o clube da casa fatura 60%, ficando 40% para o visitante.
Os confrontos ainda não foram definidos, e segundo a CBF haverá um sorteio, mas os adversários do Ituano na primeira fase já são conhecidos: Iguatu/CE, Parnahyba/PI, Democrata de Governador Valadares/MG, Camboriú/SC, Águia de Marabá/PA, Falcon/SE, Princesa de Solimões/AM e São Francisco/AC. Vale lembrar que como essa fase é eliminatória o clube só fará o segundo jogo se vencer ou ao menos empatar o primeiro e assim por diante.
A Copa do Brasil reúne 92 clubes de todas as regiões do país e a primeira fase estará acontecendo entre 22 de fevereiro e 01 de março. Nesta primeira etapa, 80 clubes estarão disputando a classificação em jogos únicos – o Ituano entra jogando fora, portanto, jogando por simples empates – para passar adiante.
A segunda fase terá o mesmo formato de disputa, sendo que os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase. O campeonato terá seu encerramento em 24 de setembro. Em termos de premiação, o Flamengo, atual campeão, embolsou um total de R$ 76,8 milhões e o Corinthians, vice, ficou com R$ 41,8 milhões.
Participações do Galo na Copa do Brasil
Em 2003, ano da primeira participação do Ituano, o clube estreou vencendo e eliminado o Coritiba e acabou eliminado pelo Goiás nas penalidades, após empate em 1×1.
A participação em 2005 mostrou o Galo eliminando o Atlético de Ibirama/SC após empate em 0x0 fora de casa e vencendo o Fortaleza por 3×2 (placar agregado). O time foi eliminado nas oitavas de final pelo Atlético Mineiro por 1×3.
Em 2015, vitória sobre Joinville por 3×1 no placar agregado, vitória sobre a Portuguesa por 3×2 (agregado) e empate frente ao Goiás em 3×3, classificando o Ituano pelo critério de gol qualificado (gol fora de casa). Nas oitavas de final, o Galo foi eliminado pelo Internacional.
Finalmente em 2018, a pior campanha na competição. O clube foi eliminado na estreia para o Uberlândia, perdendo fora de casa por 0x2.