Ituano procura diferença no Paulistão tendo uma base forte

Enquanto muitos clubes contratam até 20 atletas, Ituano mantém 14 jogadores que já estão no elenco

Moura Nápoli

Desde a chegada de Juninho Paulista como gestor do Ituano, há uma grande preocupação com a revelação de atletas e a manutenção de uma base sólida.

Para se ter uma ideia, nada mais que 14 jogadores que disputaram o Paulistão-16, estão mantidos para a disputa do campeonato de 2017. Isso sem falar do técnico Tarcísio Pugliese, que estará disputando seu terceiro Paulistão consecutivo.

A verdade é que – excetuando-se os grandes e a Ponte Preta – a grande maioria dos clubes praticamente contrata um elenco inteiro para a disputa do campeonato. Os jogadores chegam e tem menos de um mês para um conhecimento entre si, um conhecimento com a comissão técnica e conhecer a própria cidade.

No Ituano isso praticamente não acontece. Além da base já formada, o clube ainda promoveu jogadores jovens, formados nas categorias inferiores, como Renan, Matheus, Dener e Juliano Levak, que terão chances de mostrar seu futebol na elite paulista.

A média de idade do clube é 24 anos e apenas dois jogadores – Fábio, 38 anos e Guly 35 a ser completado no próximo dia 31 – são atletas com mais de 30 anos. Assim, o time é jovem, porém experiente.

Fábio, que vai para o seu terceiro Paulistão defendendo a camisa do Ituano, já disputou 14 vezes o campeonato. “Eu procuro passar experiência para os mais jovens e o Juninho [Paulista] trabalha bem isso. O campeonato Paulista é difícil e todos sabem bem disso. É muito diferente do campeonato Sub-20 que eles disputaram”, disse o goleiro.

Foto – Arquivo