Ituano pronto para mais um Paulistão em sua história

É dada a largada no maior campeonato estadual do Brasil e Ituano entra para não ser apenas um coadjuvante



Moura Nápoli

Em sua 25ª temporada na elite do futebol paulista – 16ª consecutiva – o Ituano está pronto para entrar em campo, procurando fazer mais um grande campeonato. Aliás é bem possível que quando você, leitor, estiver com este Periscópio em mãos, o time já esteja em campo.

Único clube bicampeão do interior (2002 e 2014), o Galo Guerreiro tem tudo para dar alegrias ao seu exigente torcedor. Afinal, há alguns anos o clube já não é aquele que luta para não cair, o que é um ponto altamente positivo.

Depois de 2013, quando salvou-se do rebaixamento com uma incrível e histórica vitória por 2×1 sobre o palmeiras no Novelli Júnior, o chamado Fantasma do Rebaixamento tem passado longe do clube. Aliás, no ano seguinte, em 2014 o rubro-negro surpreendeu a todos, conquistando o título máximo em uma final não menos histórica contra o Santos, em pleno Pacaembu.

Veio 2015 e o time ficou na 12ª colocação e no ano passado, ficou entre os dez melhores. Agora o clube, mantendo uma boa base e fazendo contratações pontuais, mantém o treinador Tarcísio Pugliese, que é o segundo com mais jogos disputados, 80 (com 36 vitórias, 20 empates e 24 derrotas).

Apenas Ruy Scarpino, com 120 jogos comandou o clube mais vezes. Porém, Ruy o fez em três oportunidades e Tarcísio tem seus 80 jogos em uma única passagem, já que assumiu em julho de 2014 e mantém-se até hoje, sendo o treinador mais longevo dentre os 16 que disputam o Paulistão.

Tendo como presidente Ricardo Giordani, que comanda uma diretoria dinâmica que é absolutamente parceira de Juninho Paulista, o gestor carismático que vem dando nova dinâmica ao clube, o Ituano é, hoje, exemplo de organização e estrutura, sendo um dos clubes mais bem organizados e estruturados de todo o interior paulista.

Esse é o Ituano, que para o Paulistão terá os goleiros Fábio, Wagner e Júnior; laterais Jeferson Feijão, Arnaldo, Luiz Henrique, Renan e Peri; zagueiros Lima, Léo, Naylhor, Renato e Mateus; volantes Dener, Rodrigo Celeste, Walfrido e Guly; meias Romarinho, Igor, Simião, Guilherme, Bassani e Marcelinho e atacantes Ronaldo, Nena, Morato, Claudinho e Juliano Levak.