Ituano SAF: entenda o que pode ocorrer

Presidente João Paulo Ruiz entende que a SAF é boa para um clube no nível do Ituano (Arquivo)

Na noite da próxima terça-feira (22) haverá uma reunião na sede do Ituano e na pauta está uma proposta para que o clube se transforme em uma Sociedade Anônima de Futebol, a popular SAF.

A reportagem do Periscópio tentou contato com o presidente do Ituano João Paulo Ruiz e os gestores Paulo Silvestri e Juninho Paulista sobre o assunto, que vem despertando a atenção de associados e torcedores do clube.

João Paulo Ruiz, o presidente, fez uma explanação para que o torcedor possa entender melhor como funciona a SAF: “o Juninho e o Paulo Silvestri têm uma empresa que tem um CNPJ e vem desde 2009 na gestão do futebol do Ituano, que por sua vez tem seu próprio CNPJ. Então, no modelo atual o CNPJ dos gestores administra o CNPJ do Ituano”.

Ele diz ainda que “a proposta de SAF é criar um novo CNPJ, que passaria a chamar-se Ituano Futebol Clube Sociedade Anônima de Futebol – SAF. Se isso for aprovado, o nosso CNPJ de hoje passa a ser sócio no novo CNPJ, mas o Ituano Futebol Clube continua existindo”.

“Com isso – diz Ruiz – o eventual dinheiro que venha entrar no Ituano Futebol Clube, por meio da constituição da SAF, ou dos lucros auferidos a partir da constituição, seguirá sendo administrado como sempre foi, pelo presidente do clube e o tesoureiro, sob fiscalização e aprovação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal”.

Resumindo, o dinheiro que porventura possa entrar para o Ituano em caso da aprovação da SAF, nenhum centavo será gasto pelo clube sem que haja a aprovação dos conselheiros. Questionado sobre o que o clube poderá fazer com o dinheiro, Ruiz afirmou que “esse dinheiro poderia ser investido nas outras modalidades de esporte do clube, como futdown, basquete e outras. Mas lembro que qualquer dinheiro que seja investido terá de ser registrado em ata”.

A reportagem tentou saber qual o valor que a empresa de Paulo e Juninho teriam oferecido ao clube, mas o presidente alegou uma cláusula de sigilo na proposta feita e não pode declarar. Ruiz disse, entretanto, que a única proposta veio de Silvestri e Juninho.

Ainda sobre a proposta o presidente afirmou que “o Conselho Deliberativo recomendou que fosse levada aos sócios e serão 84 associados que irão votar na próxima terça-feira e se for aprovada, o Ituano tornar-se-á SAF”.

Ruiz foi bem claro e transparente e ainda deixou sua opinião pessoal: “eu acho que o rumo do futebol, para um clube como o Ituano, que não tem uma torcida gigantesca como São Paulo, Corinthians, Flamengo e outros, é vantajoso. Agora, clubes como Ituano, Guarani, São Bento, por exemplo, acho bem interessante. Ainda mais para o Ituano que é um clube que não tem dívidas, é um clube completamente saudável financeiramente”.

Um diretor que pediu para não ser identificado tem uma opinião que por um lado é favorável e por outro é contrário a SAF. Explicando melhor, ele entende que o clube virar SAF seria uma evolução. Porém, o valor que estaria sendo proposto é muito baixo.

“Até alguns meses atrás, poderíamos concordar, mas depois vendo como foi o São Bento, que foi vendido por R$ 130 milhões ao grupo liderado pelo ex-jogador Zé Roberto, acredito que o Ituano, com todo respeito ao São Bento, vale muito mais”.

O Periscópio volta a lembrar que os valores não foram divulgados devido a uma cláusula de sigilo na proposta feita, que foi respeitada tanto pelo presidente João Paulo Ruiz como pelo diretor. 

A reportagem procurou também por Paulo Silvestri e Juninho Paulista, mas eles preferiram se manifestar apenas após o encerramento da reunião. Agora resta esperar a noite da próxima terça-feira (22), quando o assunto será colocado para aprovação dos associados do clube. (Moura Nápoli)

4 comentários em “Ituano SAF: entenda o que pode ocorrer

  • 21/10/2024 em 20:34
    Permalink

    Estão acabando com o Ituano, o São Bento parece estar próximo de 130 milhões, qual o valor do Ituano?
    Precisa reconquistar 2 dos maiores patrimônios perdidos este ano, a torcida e a dignidade !

  • 22/10/2024 em 09:28
    Permalink

    O presidente do Ituano fala que somente a empresa do Juninho se interessou…, alguém mais sabia do interesse do clube em se tornar Saf? Onde foi publicado? Isso me parece favorecimento pelo silêncio. Tenho certeza que outros empresários fariam ofertas se em tempo hábil tivessem tal conhecimento. Transparência é algo que não se percebe no Ituano, infelizmente! E o Juninho com seu amor estranho pelo clube quer comprá-lo por preço de bananas, curioso…, time com quedas simultâneas e preço baixo, o clube perde valor por ser administrado por incompetentes e os mesmos que fizeram seu valor cair fazem proposta vergonhosa de compra, pensem nisso!!!

  • 24/10/2024 em 18:43
    Permalink

    Estão roubando o clube. Fazem as coisas por baixo dos panos, ninguém sabe o que aconteceu. Quem mais sabia disso? Bando de safado, falei isso lá atrás, estão rebaixando o clube pra desvalorizar e realizar a compra. Era claro que isso aconteceria

  • 13/11/2024 em 19:12
    Permalink

    NÃO SABEMOS A VERDADE EM TUDO TÁ ROLANDO NESSA TENTATIVA DE SAF .NÃO VOU CITAR NOMES E TBM NÃO SABER DA VERAÇIDADE DE NOMES .SEGUNDO CORRE NAS BOCAS TEM GRUPO DE EMPRESARIOS ITUANO BEM CONHEÇIDOS POR TRÁS DESSE NEGOÇIO .VAMOS ESPERAR PRÁ VER SE É VERDADE !

Os comentários estão desativados.