Ituanos e turistas prestigiam o primeiro final de semana da 17ª Festa Italiana de Itu

Foto: Beatriz Pires

Comidas típicas, músicas animadas e muita agitação. Assim é a Festa Italiana, que acontece em Itu há 17 anos, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária em parceria com a Prefeitura de Itu.

No último sábado (20), a tradicional festa atraiu diversas pessoas à Praça da Matriz para prestigiar o evento. A aposentada Neuza Steiner, de 68 anos, participa há muitos anos da festa, mostrando muita animação. “Sempre venho porque amo música italiana. Danço e me divirto muito, lembro da minha avó, por isso que eu gosto demais dessa festa”, conta.

Neuza destaca ainda a importância do evento. “Eu acho que é legal porque resgata os antepassados, a lembrança da minha avó é um resgate, ela cantava muitas músicas que eu ouço aqui”, relata.

Salette Aparecida de Simone, de 70 anos, participou da festa pela primeira vez e acredita que o evento deve ser preservado. “Eu estou gostando muito, são ‘tutto buona gente’. Eu, como trabalho com cultura e arte, acho importantíssimo que haja essa diversidade, esse entrosamento, então eu acho isso maravilhoso”, afirma.

E não são apenas os mais velhos que apreciam a festa. O estudante Yuri da Silva, de 16 anos, é um exemplo. “Eu venho desde pequeno, acho que faz mais de sete anos. É bom ter uma festa assim porque muda o ritmo da cidade, não só em música, mas para não ficar sempre a mesma coisa”, ressalta.

Muitos turistas que estavam a passeio na cidade acabaram se deparando com a festa, como aconteceu com o servidor público José Edson Santos Araújo, de 28 anos, de Nova Odessa/SP. “Eu, minha esposa e minha filha viemos conhecer a cidade, achamos muito bacana, as pessoas muito acolhedoras. Aproveitamos para ver os pontos turísticos e estamos aproveitando a festa”.

Para que a festa aconteça, é necessária a colaboração de muitas pessoas. O micro empresário Idalício de Oliveira Araújo, de 53 anos, ajuda há 12 anos. “Eu já fiz parte da barraca do pastel e agora da pizza. Comecei a trabalhar na festa porque já trabalhava no Encontro de Casais com Cristo (ECC) e sempre vinha aproveitar a festa, aí eu e minha esposa fomos convidados e aceitamos”. Além da esposa, Idalício começou a chamar a família inteira para ajudar. “Tem de tudo aqui. Filho, sobrinho, nora, compadre”, conta, orgulhoso.

A Festa Italiana continua no próximo sábado (27) a partir das 17h e no domingo (28), às 10h. Este fim de semana quem anima a festa é Ivano Italianíssimo e banda a partir das 21h, no sábado, e no domingo, o cantor Ricardo Bombarda das 11h30 às 14h e Showman Fred Rovella banda e ballet às 21h. (Beatriz Pires)