Ituanos escolhem novos conselheiros tutelares
No último domingo (1º), mais de 2,4 mil ituanos foram às urnas votar para escolher os cinco novos conselheiros tutelares da cidade. O pleito ocorreu em dois pontos, a Escola “Convenção” (Centro) e EMEF “Francisco Ursaia” (Pirapitingui). Segundo informações da Prefeitura, o pleito eleitoral e a apuração dos votos aconteceram na mais perfeita ordem.
A reportagem esteve acompanhando pela manhã a votação no “Convenção”, onde uma grande fila foi registrada. Por conta do tempo fechado, a organização liberou o pátio da escola para que os eleitores fizessem fila por volta das 11h. A votação não usou urna eletrônica, mas sim cédulas em papel. Ao todo, foram apurados 2.492 votos.
Dez candidatos, que já haviam sido aprovados em processo seletivo, se candidataram. Foram eleitos cinco Conselheiros Tutelares e os demais são considerados suplentes pela ordem de número de votos. O mandato se inicia em 10 de janeiro de 2024 e termina em 10 de janeiro de 2028.
O Conselho Tutelar de Itu é um órgão municipal e pauta suas atividades em consonância com as diretrizes estabelecidas nos artigos 131 a 140 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), sendo responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente sem aplicar medidas judiciais e agir como órgão correcional.
Confira a votação final:
Eleitos:
Mariana Machado Gonçalves – 805 votos
Ana Paula de Moura Silva Luiz – 498 votos
José Antonio dos Santos Melo – 302 votos
Dayanne Ferreira da Silva – 220 votos
Ana Caroline Terrassam Villar – 170 votos
Suplentes:
Aline Cristina Borsari – 143 votos
Mara Rosangela da Silva Lima – 134 votos
Rosana Alves dos Santos – 106 votos
Mariana de Carvalho Rodrigues – 73 votos
Bruna Cristina Perez Simão – 24 votos