Ituanos prestam ajuda aos desabrigados gaúchos

Roberto e Edilberto estão prestando ajuda inestimável aos irmãos gaúchos (Arquivo Pessoal)

O drama pelo qual o povo gaúcho vem passando sensibiliza o Brasil e o mundo. As enchentes nas mais diversas cidades do Rio Grande do Sul estão deixando um rastro de vítimas fatais, danos materiais incalculáveis e muitas pessoas desaparecidas.

A ajuda está vindo de todas as partes do Brasil e quem está disposto a ajudar com doações podem enviar gêneros alimentícios, material de higiene, roupas, cobertores e rações para animais.

Em Itu, Roberto Sousa Lima, 48 anos, e seu cunhado Edilberto, 40 anos, são comerciantes e resolveram ajudar, coletando e enviando doações. Já são três carretas que saíram da cidade rumo ao Sul contendo muito material que certamente irá ajudar aos desabrigados.

Mas Roberto e Edilberto foram além. Eles recentemente passaram uma semana em São Leopoldo (RS), vendo de perto a situação e – como se diz popularmente – “pondo a mão na massa”. Roberto é proprietário da Construfácil e Edilberto da Reju Pedras e passaram uma semana naquela cidade, onde além de entregarem donativos, ainda participaram de resgates de pessoas e animais.

Roberto, que também tem uma empresa de locação de jet lancha e quadriciclos na represa de Avaré (SP), levou uma jet lancha e dois caiaques, passando a atuar resgatando pessoas e animais que encontravam-se nos telhados de casas e nadando, esperando por socorro.

Tudo está sendo documentado por vídeos produzidos pelo celular, onde os ituanos mostram localidades onde as pessoas que perderam suas casas estão se abrigando, mostra o misto de desespero e gratidão das vítimas e o resgate de cães e gatos.

Roberto relata também que há mais um grande e sério problema, que são pessoas desprovidas de caráter que estão se aproveitando da situação e roubando casas e saqueando estabelecimentos comerciais. Nas filmagens eles mostram as casas com água na altura dos telhados, carros praticamente submersos e tudo perdido.

Falando à reportagem do Periscópio, Roberto informou que “temos recebido doações de Itu, Indaiatuba, de Cabreúva. As pessoas entram em contato comigo pelo WhatsApp para doações e hoje [quinta-feira, 16] já estamos lotando mais uma carreta”.

Os ituanos estão ajudando os irmãos gaúchos da cidade de São Leopoldo, “mas também vamos dar suporte em Canoas, para os cuidadores de cavalos”, afirmou.

Às pessoas que puderem ajudar com roupas, colchões, produtos de limpeza ou alimentos, Roberto diz que “temos pontos de arrecadação na Igreja O Brasil para Cristo, no Jardim Paraíso, ZM Joias, no Centro, Construfácil (Av. Caetano Ruggieri, 3.721), Representações Reju (Av. Tiradentes, 1.000) e também as pessoas podem me contatar pelo celular (11) 98289-9159”.

Solidariedade

      Em solidariedade ao Rio Grande do Sul, as luzes que iluminam o Paço Municipal foram acesas nas cores da bandeira do estado. A Prefeitura de Itu segue em campanha para arrecadação de água, produtos de higiene e de limpeza para as vítimas.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Rua Madalena de Oliveira Moraes, 370, Itu Novo Centro. Outros itens também estão sendo recebidos no Funssol. Há, também, diversas outras iniciativas e locais de arrecadação de donativos, como as agências dos Correios.