ITUPREV divulga resultado de censo previdenciário realizado no início do ano

De acordo com superintendente do instituto, levantamento foi satisfatório e dá suporte para planejamento financeiro

Ituprev

Daniel Nápoli

Após a realização do Censo Previdenciário promovido no início deste ano, o ITUPREV (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Itu) divulgou o resultado do recadastramento dos servidores ativos, inativos e pensionistas, com o objetivo de garantir tranquilidade no que diz respeito a concessão dos benefícios previdenciários aos servidores e seus respectivos dependentes.

Superintendente do instituto, Luiz Carlos Brenha explica como se deu o processo do censo. “Ao todo, tínhamos 3.485 servidores para cadastrar, entre ativos, inativos e pensionistas. Em janeiro, fizemos uma primeira chamada, onde se recadastraram 3.418, ou seja, 98% do todo, o que foi muito bom. No mês seguinte, fizemos uma segunda chamada, onde mais 62 servidores regularizaram sua situação, restando cinco recadastramentos pendentes, apenas”.

Quanto ao caso dos servidores em situação pendente, Brenha explica o motivo das ausências, comentando ainda sobre as consequências acarretadas. “Dois deles simplesmente não compareceram, sem motivo aparente, outros dois não se recadastraram por estarem acamados e outro por estar detido. É importante dizer, que, no caso dos servidores que não se recadastram e não obtêm uma justificativa, terão seus benefícios suspensos até terem seus dados regularizados, porém, uma vez a situação acertada, serão feitos os pagamentos retroativos aos meses em que o servidor não estava regularizado. Lembrando que, no caso dos dois servidores acamados, estes têm uma justificativa e por isso seguem recebendo seus benefícios normalmente. Isso serve até mesmo como um estímulo ao fim da pendência, porém há um limite para tal medida. Outro ponto importante a se reforçar é que a partir da realização do censo, o servidor tem um prazo de 12 meses para atualizar seus dados. Caso este período expire, sem que a pessoa tenha feito o recadastramento, ela pode sofrer um processo administrativo por parte da Prefeitura e aí sim, o servidor poderá ter prejuízos”, explica.

Brenha também esclarece outros quesitos sobre o censo, com foco no objetivo do projeto. “A meta é permitir que haja um planejamento por parte do ITUPREV e saber qual é o perfil dos servidores, além de obtermos informações sobre nossa saúde financeira e tomarmos ciência de como devemos proceder no futuro, ou seja, se teremos uma reserva de finanças, que nos garanta honrar nosso compromisso com os servidores quando chegar a época”, justifica.

O superintendente ainda reforça a importância do planejamento das finanças, explanando ainda sobre a atual situação do ITUPTREV. “Atualmente, nós temos uma receita de R$ 3 milhões ao mês e R$ 500 mil de despesas quanto aos benefícios dos servidores. Além disso, temos um patrimônio R$ 153 milhões, totalmente aplicado no mercado financeiro. A situação é muito boa. Ano a ano, o instituto vem crescendo seu patrimônio na ordem de 30%. Isso vem sendo o diferencial”.

No levantamento, pôde ser apurado que 65% dos servidores possui mais de 41 anos, sendo que 36% destes possui entre 41 e 51 anos de idade. Além disso, dos cadastrados, 66% pertencem ao sexo feminino e 50% tem nível superior ou pós-graduação. Além disso, outra informação colhida diz respeito a área da educação. Do total de 3.485 servidores, 1.400 pertencem ao referido setor (40%), sendo 900 professores.

Brenha também esclareceu outro assunto. “Recentemente, em uma sessão da Câmara dos Vereadores, houve uma discussão a respeito de um débito previdenciário da Prefeitura para com o instituto. Na oportunidade, se deu a entender que ainda não havia ocorrido um acordo entre as partes, mas queremos deixar bem claro que este débito ocorreu em 2015 e que em janeiro deste ano foi feito um acordo, um parcelamento em 12 meses e a Prefeitura já está repassando esta verba de forma integral, assim como o patrimonial. Ou seja, está tudo dentro do previsto, sem nenhum problema”, explica.

Ainda sobre o relacionamento com a Prefeitura, a Diretora de Finanças do ITUPREV, Kiara Farias, elogia o apoio recebido. “Não temos do que reclamar. Todo esse processo do censo, só foi realizado de forma positiva graças ao apoio da Prefeitura, que sempre nos dá toda a estrutura necessária, além de ter ajudado na divulgação e informado sobre a importância desse recadastramento”, conclui.