Jornal “A Federação” celebra 113 anos de tradição com jantar comemorativo
Na noite do último sábado (19), o jornal “A Federação” comemorou seus 113 anos com um jantar no Círculo Ítalo Brasileiro Dante Alighieri, que contou com um bom público e a presença de autoridades, como o secretário de Governo Rodrigo Tomba e o vereador Dito Roque. A instituição foi fundada em 03 de maio de 1905 e desde essa data vem registrando a história de Itu e da comunidade católica local.
Estevão Scalet, um dos atuais diretores, afirma que o jornal sobrevive por tantos anos por conta do conteúdo e da credibilidade adquirida. “O mundo precisa de informação. Mídia social é muito importante, mas tem muita fake news (notícias falsas) e hoje em dia as pessoas já não sabem mais se o que está na mídia digital é verdade ou é mito, ou é mentira mesmo. No jornal não acontece, o que está impresso você pode comprovar e ninguém vai desmentir, nem apagar uma notícia porque ficou lá. Por isso que não acaba, porque é um veículo confiável”, diz.
Além disso, segundo Estevão, um trabalho feito com seriedade e dedicação não acaba. “Isso é importante hoje em dia em um mundo onde ninguém confia em mais ninguém”.
Outro ponto positivo é a identificação da população com o conteúdo do jornal. “Por ser um jornal católico, que agora nós estamos investindo muito mais em divulgar os eventos das paróquias da nossa cidade e tudo o que acontece no meio da igreja, isso tem contribuído para que as pessoas se sintam atraídas. Sabemos que é um jornal direcionado para um público, mas a população brasileira é muito católica, então nós estamos no melhor nicho que pode ter”.