Jornalismo Ceunsp: Do mundo real para o virtual
Por Carlos Daniel Fonseca
A Prefeitura de Itu realizará na próxima sexta-feira (05/05), às 19h, a final do Desafio Experimente Itu, torneio que se baseia na reprodução de pontos turísticos da cidade para o mundo virtual Minecraft, jogo em que é possível construir qualquer coisa utilizando blocos em que o limite depende da imaginação do jogador.
A final será transmitida ao vivo no canal da Torneio de Jogos, produtora do desafio e organizadora de eventos eSports. Os competidores, de todas idades, tiveram um período para construir seus pontos turísticos e enviar seus vídeos de um dos locais pré-selecionados. Este ano, foram escolhidos o Mercado Municipal e novamente o Trem Republicano.
As construções serão avaliadas através de votação popular, no período de 28 de abril a 01 de maio, no site do evento. Os três participantes mais votados participarão da final. Na última etapa do desafio, uma banca avaliadora vai decidir qual construção será a campeã.
Em 2022, a primeira edição da competição trouxe oito pontos turísticos como forma de opção aos participantes, sendo eles: O Fama museu, Matriz Nossa Senhora da Candelária, Museu de Energia de Itu, o Museu Republicano, Parque Geológico do Varvito, Praça dos exageros, a Praça Matriz e Trem Republicano.
Derik Cesar Dionizio da Silva, fundador da Torneio de Jogos, disse que a ideia do desafio surgiu como uma forma de unir a primeira Semana da Conscientização Turística de Itu. “A ideia surgiu para unir a semana turística com uma interação de fácil acesso e que despertasse curiosidade, cultura e educação nos participantes. Foi então que surgiu a ideia de colocarmos pontos turísticos da cidade para o Minecraft. Além disso, tivemos relatos dos pais, que diziam que seus filhos queriam visitar mais os pontos turísticos da cidade”, afirmou.
No Minecraft, há vários modos de jogo, como a aventura, superflat survival e hardcore, sendo que os principais são o criativo e sobrevivência. No modo sobrevivência, é preciso realizar a coleta de recursos para se proteger de criaturas que atacam a noite. O modo criativo permite que o jogador possua um estoque ilimitado de recursos e que seu personagem não morra, sendo possível até voar pelo mapa. No desafio, as regras são livres, segundo Derik, e os jogadores podem utilizar qualquer modo do jogo. Além de também poderem utilizar Mods, que são arquivos que alteram o código-fonte de um jogo de videogame e as DLC, que são conteúdos adicionais do jogo que podem ser baixados de maneira gratuita ou comprados.
Para Derik, a escolha do Minecraft foi pensada para que, além de trazer a cultura da cidade, os participantes pudessem aprender jogando. Além disso, a classificação de idade e a portabilidade do jogo para plataformas como Windows, Playstation, Xbox, celulares e outros também foram fatores determinantes para a escolha do jogo.
Segundo a organização do evento, no ano passado, o torneio contou com mais de 16 mil votos populares. Para o secretário municipal de Turismo, César Calixto, o sucesso da edição de 2022 foi uma das motivações para que o evento acontecesse novamente. Ainda segundo ele, a linguagem dos jogos é um caminho que favorece a aproximação com todos os públicos, em especial, com a juventude. “O torneio também é uma excelente oportunidade de valorizar e divulgar nossos pontos turísticos por meio desse mundo lúdico”.