Jornalista lança biografia inédita do humorista Simplício pela Editora Schoba
Lançamento da publicação de Salathiel de Souza ocorreu durante encontro literário da Acadil
Na manhã do último sábado (23), o jornalista Salathiel de Souza lançou a biografia “Simplício: Um Contador de Histórias – Vida e Obra de Francisco Flaviano de Almeida”, publicado pela Editora Schoba. O evento foi realizado durante um encontro literário promovido pela Acadil (Academia Ituana de Letras), no ILI (Instituto Legislativo Ituano).
A obra é resultado de três anos de pesquisas e entrevistas, realizadas por Salathiel entre 2001 e 2003. O que, a princípio, seria apenas um trabalho de conclusão de curso da faculdade de Jornalismo acabou se tornando uma biografia inédita do comediante, que passou por diversas emissoras de televisão e tornou Itu mundialmente conhecida como “a cidade onde tudo é grande”.
Em seus capítulos são abordadas não apenas a vida e a carreira de Simplício, mas também a influência que a chamada “lenda do exagero” obteve enquanto fenômeno de marketing e no turismo local. Entre os entrevistados constam figuras ituanas que conviveram com Simplício, alguns colegas de trabalho, como José Vasconcelos e Clayton Silva, além dos historiadores Jonas Soares de Souza e Elias Thomé Saliba.
Missão cumprida
Para Salathiel, o lançamento preenche uma lacuna na história do município, exatamente no ano em que o humorista completaria seu centenário de vida. “Simplício, filho ilustre da terra, tem sua vida eternizada nas páginas de um livro. Aqueles que tiverem interesse poderão pesquisá-lo e não terão problema em encontrar uma obra desse cunho”, ressaltou o autor.
O jornalista ainda destacou que a publicação é um sonho antigo a ser realizado, uma vez que diversas tentativas foram feitas ao longo dos últimos 13 anos, mas sempre esbarraram na falta de apoio dos empresários locais. “Itu ainda tem muito a agradecer ao Simplício. Espero que as pessoas possam dar o devido merecimento a ele”, disse Salathiel.
Entre acadêmicos e convidados, a cerimônia no ILI reuniu cerca de 50 pessoas. O evento ainda contou com a presença do Conjunto Serenoso, formado pelos músicos Diógenes Augusto, José Tabajara dos Santos, José Tatângelo, Júlio Barbosa, Marcelo Vieira e Maurício Chierighini. Além do lançamento em Itu, estão previstos outros eventos em São Paulo e Jundiaí durante esta semana.