Jovem medalhista é homenageado na Câmara de Itu

Jovem ao lado da mãe Priscila e da vereadora Célia Rocha, durante homenagem (Foto: Divulgação)

Em janeiro do ano passado, o Periscópio divulgou a ida Pablo Barreto Boff, de  então 11 anos, à Prefeitura de Itu, oportunidade em que foi recebido pelo prefeito Guilherme Gazzola (PP) em seu gabinete devido ao destaque do jovem que conquistou a medalha de bronze Olimpíada Internacional de Ciências – Copernicus.

O então estudante da  EMEF “Padre Bento” formou-se em 2022 no 5º ano do Ensino Fundamental, teve contato desde cedo com as questões de robótica e sempre se destacou nesta área, sendo que em 2019, logo em sua primeira participação na Olimpíada, foi congratulado com uma medalha de honra ao mérito nacional.

Além desta importante competição mundial de jovens talentos, Pablo já atuou na construção de projetos de robótica e esteve ainda na Campus Party São Paulo, a maior feira tecnológica do mundo.

Em 2023 , Pablo ingressou na Escola Estadual “Rogério Lázaro Toccheton” para o 6º ano do Ensino Fundamental, tendo participado de diversas atividades e avaliações, obtendo destaques como menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; menção honrosa nacional pela participação na olimpíada Nacional de Ciências e medalha de bronze regional e menção honrosa nacional em participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Presidente do Clube Juvenil do “Rogério”, na última terça-feira (27/02), durante sessão na Câmara Municipal, Pablo recebeu das mãos da vereadora Célia Rocha (PL) uma Moção de Congratulação por sua trajetória. Ao Periscópio, o estudante de 12 anos comentou sobre como se prepara para as avaliações e como recebeu a homenagem.

“A minha preparação é estudar um pouco por dia, fazer as provas anteriores e treinar bastante as questões, mas o mais importante é ir além, buscando sempre conhecer museus, bibliotecas e lugares que tem coisas do meu interesse, sempre sendo curioso e procurando entender um pouco de tudo”, diz Pablo.

“Quando eu soube da homenagem da vereadora Célia eu senti que meus esforços foram reconhecidos, pois eu estudo muito para alcançar meus objetivos e medalhas. Saber que meu nome ficou marcado lá [na Câmara] é gratificante. Espero que esse momento sirva de exemplo para muitas pessoas seguirem o caminho dos estudos”, acrescenta o jovem estudante.

Pablo, que pretende seguir carreira na área de Tecnologia ou Exatas, destaca o apoio recebido na escola. “Os professores e coordenadores me ajudam no dia a dia e sempre estão prontos para me inscrever nas Olimpíadas. A escola é muito importante para que eu possa me desenvolver em todos os sentidos”.

Ainda falando sobre o futuro, Pablo espera participar novamente da Olimpíada Copernicus e conhecer a NASA (agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial). “Eu não pude ir no ano passado por questões financeiras e por conta do visto, pois estava muito próximo. Espero que eu consiga dessa vez”, encerra.