JP na Copa: França vence Marrocos por 2 a 0 e está na final
França e Marrocos se enfrentaram nesta quarta-feira (14), no Estádio Al Bayt, pela segunda semifinal da Copa do Mundo do Catar e os franceses se deram melhor. Por 2 a 0, a equipe comandada por Didier Deschamps bateu a sensação do Mundial e agora irá encarar a Argentina na decisão.
A grande final da Copa do Mundo será domingo (18), a partir do meio-dia. O jogo entre argentinos e franceses será no Estádio de Lusail. Já a disputa do 3º lugar entre Croácia e Marrocos ocorre no sábado (17), no mesmo horário, no Estádio Internacional Khalifa, em Al-Rayyan.
Com a vitória, a França está na final mais uma vez – pela segunda vez seguida. Com um time fortíssimo, a seleção europeia e atual campeã volta a uma final e busca o tricampeonato. Mesmo tendo ficado sem Benzema, Pogba e Kante, entre outros, às vésperas da Copa, a França fez uma campanha brilhante e vai forte para a decisão.
Os europeus tentam o bicampeonato seguido, aquilo que a Argentina não conseguiu. Os sul-americanos foram campeões em 1986 e perderam a final para a Alemanha Ociental por 1 a 0 em 1990, na Itália. Em 2018, a França bateu a Croácia por 4 a 2 na decisão na Rússia e segue firme na busca por outro título mundial. A França tenta se igualar ao Brasil (1958 e 1962) e Itália (1934 e 1938). Os dois países são os únicos a vencerem duas Copas seguidas,
O jogo entre França e Marrocos foi bastante disputado e bem jogado. Logo no começo, porém, os franceses abriram o placar, quando, aos 4 minutos, o lateral-esquerdo Theo Hernández aproveitou o bate e rebate depois de um cruzamento do Griezmann e chute do Mbappé. Belo chute e a França saiu na frente na primeira chegada.
Até o momento, tinha sido o apenas o segundo gol sofrido pela seleção africana – a primeira do continente a chegar numa fase semifinal de Copa do Mundo. Aos 17, a França quase chegou ao segundo com Giroud. O atacante aproveitou erro da zaga marroquina e chutou na trave.
Já aos 36, Mbappé recebeu excelente passe, tocou na saída do goleiro, a zaga tirou de cima da linha e Giroud perdeu no rebote. Três minutos depois foi a vez de Marrocos assustar. El Yamiq tentou de bicicleta na volta de um escanteio. Seria um gol espetacular, mas o goleiro Lloris tocou de raspão na bola e evitou o empate.
No segundo tempo, a França teve novas oportunidades com Mbappé, o artilheiro da Copa ao lado de Messi com cinco gols cada. O Marrocos pressionou, criando chances pela direita e pela esquerda. Konaté e Varane, em bela partida, e salvaram a França.
A França seguiu tentando e teve boa oportunidade com Griezmann, mas que estava impedido. Os marroquinos chegaram com chance de empate aos 31 da segunda etapa, quando Hamdallah roubou a bola, preferiu driblar e não chutou, perdendo grande oportunidade.
Mas a “pá de cal” veio aos 34, quando Mbappé faz uma jogada espetacular na área e a bola sobra para Kolo Muani marcar seu primeiro gol pela seleção logo no primeiro toque: 2 a 0 França, para tristeza da maioria marroquina presente no estádio do Catar.