JP Viagens: Abadia de Westminster, palco de coroações
A Abadia de Westminster, localizada em Londres, na Inglaterra, é famosa no mundo todo por ser palco de celebrações da realeza britânica há séculos e está prestes a aparecer na mídia novamente. No dia 06 de maio acontecerá no suntuoso recinto a coroação do Rei Charles III. Embora tenha sido noticiado que o evento não deverá ser muito grandioso, é certo que, em se tratando da coroação de um rei, será uma cerimônia cheia de significados e de muita importância histórica.
A Igreja do Colegiado de São Pedro em Westminster, mais conhecida apenas como Abadia de Westminster, é considerada a mais importante de Londres e de toda a Inglaterra. É famosa mundialmente por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido.
Entre 1546 e 1556 obteve status de Catedral e atualmente é uma “Royal Peculiar”, o seja, é um local de culto que está diretamente sob a jurisdição do monarca britânico, em vez de uma diocese. O conceito data do período anglo-saxônico, quando uma igreja poderia aliar-se com o monarca e, portanto, não estaria sujeita ao bispado da área. Mais tarde, ela refletiu a relação entre os Normandos e Plantagenetas e a Igreja.
As duas torres da abadia foram erguidas entre 1722 e 1745 e projetadas por Nicholas Hawksmoor. Até ao Século XIX a Abadia era o terceiro estabelecimento de Ensino Superior da Inglaterra, após Oxford e Cambridge. Nesta Abadia foi concretizada a tradução de parte da Bíblia do Rei James. Muitos monarcas britânicos e membros da família real estão sepultados na Abadia. Lá está enterrado o corpo do famoso físico inglês Sir Isaac Newton e do escritor e naturalista britânico, autor da Teoria de Seleção Natural, Charles Darwin.
A Abadia de Westminster também mantém instituições de ensino: a Westminster School e Westminster Abbey Choir School. A ligação entre a Abadia e a educação remonta à época beneditina, quando o Papa exigiu dos monges que mantivessem uma escola de caridade em 1779. Os alunos da Westminster School, uma vez que foram autorizados a brincar na Abadia, deixaram suas marcas de bola no chão, que são visíveis até hoje. Atualmente os alunos da Westminster School utilizam a Abadia regularmente para concertos e apresentações.
Uma igreja com tanta história para contar é mesmo o palco ideal para uma visita inesquecível. Viajar para a Inglaterra, conhecer Londres e ainda quem sabe conseguir ver a família real, não tem preço!