Junho Branco terá série de palestras em Itu

Ricardo Blanco será um dos palestrantes da campanha “Junho Branco” em Itu (Divulgação)

Dia 26 de junho é celebrado mundialmente o Dia Internacional de Combate às Drogas ou Dia Internacional Contra o Abuso de Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas).

Em Viena (Áustria), nesta data, é lançado um relatório anual sobre a situação mundial que envolve as drogas, desde o tráfico, mortes de dependentes químicos e a violência envolvida no processo.

E para conscientizar ainda mais as pessoas, criou-se a campanha “Junho Branco”, com o objetivo de fomentar e viabilizar conversas ou diálogos na sociedade. Em Itu, durante este mês será realizada uma série de palestras sobre o tema, organizadas pela ONG Amor-Exigente (AE) e o Grupo de Apoio “Vida Nova”.

A ONG Amor-Exigente atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, enquanto o Grupo de Apoio Vida Nova atua na prevenção e orientação às famílias codependentes. A série de palestras tem início na quinta-feira (06), no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, com o pedagogo Ricardo Blanco abordado o tema “Prevenção ao uso de drogas”.

No dia 10, acontece a segunda palestra, que será realizada no Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ministrada pelo terapeuta Mauro Rogério Dorta, com o tema “Imaturidade Emocional e a Adicção”.

“A trajetória da dependência química”, ministrada pela psicóloga Preci Martins, será o tema da palestra que acontecerá no dia 18, no CRAS Frei Alípio Both, no Cidade Nova.

A penúltima palestra da série, será promovida no auditório do SECOM, no Centro, no dia 20 e será ministrada pelo casal Primavera Karina e Ricardo Chiarioni; já a última palestra a série, ocorrerá no dia 27, no Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e será ministrada pela psicóloga Amélia Prado, com o tema “Contextualização da dependência química e da codependência”. Todas as palestras serão realizadas das 19h às 21h.

Coordenadora da ONG Amor-Exigente há quatro anos, Marli Aparecida Pazzim de Carvalho está na ONG há sete anos e explica ao Periscópio sobre o trabalho realizado. “O Amor- Exigente é um grupo de auto e mútua ajuda, atuando junto às famílias que nos procuram, pelo uso de drogas e outros comportamentos inadequados”. O grupo está em Itu há 30 anos.

O grupo se reúne todas as segundas-feiras, às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. “Não fique só, procure um grupo de apoio para ter conhecimento de como prevenir ou como saber lidar com problemas já instalados. Venha ficar cada vez melhor”, reforça Marli. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 97414-8753, com Maria Aparecida.