Lançamento do livro “Ecos do Roncador” celebra a força da literatura regionalista

Com o lançamento do livro Ecos do Roncador, Luiz Alfredo Scapini estreia na literatura no próximo dia 12 de abril (sábado). O evento está programado para as 9h30, no Salão Social do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto (Rua Antônio Vendramini, 258). Na ocasião, o público poderá prestigiar a obra, conhecer o autor e adquirir exemplares autografados.

Ecos do Roncador mergulha nas paisagens e tradições da Serra do Roncador por meio da trajetória de Nando, um jovem criado em uma comunidade rural. A narrativa revela um retrato afetivo e profundo da vida no campo, explorando valores como fé, trabalho, solidariedade e pertencimento. Com uma escrita sensível e, ao mesmo tempo, vigorosa, Scapini convida o leitor a refletir sobre as raízes culturais brasileiras e o impacto transformador da espiritualidade nas relações humanas.

Com edição da Mirarte, o projeto gráfico da obra reforça a proposta da literatura regionalista com uma capa que destaca a imponência da Serra do Roncador, localizada no estado de Mato Grosso, e evoca a cultura do chamado “Brasil profundo”, que reverbera ao longo da narrativa.

Sobre o autor

Luiz Alfredo Scapini nasceu na zona rural de Guaraciaba, no extremo Oeste de Santa Catarina, na fronteira com a Argentina. Filho de agricultores, enfrentou diversos desafios para acessar a educação. Ainda jovem, mudou-se para Campinas/SP, onde iniciou sua trajetória profissional na Fundação de Desenvolvimento da Unicamp. Conviveu com pesquisadores estrangeiros e, neles, encontrou inspiração para cursar o Ensino Superior. Formado em Direito, reside atualmente em Salto/SP, onde atua na área de comunicação institucional. Ecos do Roncador é sua obra de estreia — e já há planos para um segundo livro.