Lanchonete Palhoça: concretização de um sonho de infância
Casa oferece diversos tipos de lanches gourmets e uma variedade de porções, cervejas especiais e caldos
Por Daniel Nápoli
Inaugurada em junho de 2013, a Lanchonete Palhoça rapidamente tornou-se referência em lanches gourmet. O estabelecimento, de propriedade de Fabrício Kaminskas Lopes e de sua esposa Juliana Ferreira de Silva, surgiu após um desejo de mudança.
“Há muito tempo já visualizava o ramo de alimentação. Quando eu era criança, meus pais chegaram a ter participação em um restaurante e eu sempre gostei de cozinhar, de fazer minha própria comida. Além disso, quando íamos viajar, sempre observava com um olhar mais crítico os estabelecimentos, vendo o que tinha de legal, o que não era tão bom e assim fui criando uma vivência gastronômica. Tendo esse desejo e após 13 anos de trabalho em uma empresa, onde entrei como auxiliar de escritório e saí como gestor de processos, decidi investir neste projeto”, conta.
Como não possuía uma experiência prática no comando de um estabelecimento, Fabrício comenta que preferiu não assumir riscos. “Era início, então não poderia colocar dinheiro em algo grande. Decidi começar pequeno e ir ampliando com o passar do tempo”, explica.
Foi assim que em junho de 2013, situado na Rua Sorocaba, a lanchonete teve início com o próprio Fabrício preparando os lanches, tendo a companhia de sua esposa no atendimento, em conjunto com mais um funcionário. No entanto, a aceitação dos clientes foi tão grande que o local, com o passar do tempo, já não comportava seu público. “Vi que a casa estava cheia e não tinha como atender a todo mundo. Foi então que resolvemos mudar de endereço”.
Desde abril de 2015, a Lanchonete Palhoça passou a atender na Rua Floriano Peixoto, 176, em um espaço mais amplo, que possibilitou não só receber mais clientes como um aumento de ser cardápio. “Já tínhamos uma proposta diferente de lanches. Na minha adolescência e início da juventude, frequentei muita Festa de Peão, e como sou de São Paulo, via os lanches feitos nas padarias e decidi trazer isso para cá. Então fazemos lanches gourmets, sendo que nosso ‘carro chefe’ é o lanche de pernil, preparado com queijo e vinagrete, que o pessoal adora. Isso já fazíamos em 2013 e agora, como o espaço é maior, servimos também almoço, com oito opções de pratos comerciais”, diz Fabrício.
Tendo em seu cardápio ainda 20 opções de lanches e 20 de porções, o proprietário comenta outra mudança que ganhou aceitação de público. “O estabelecimento se tornou referência em carnes suínas e peixes. Contamos com oito porções de peixes e temos ainda o lanche de tilápia. Antes as pessoas não tinham essa opção na cidade. Outro ponto interessante é que no inverno servimos buffet de caldos”.
A Lanchonete Palhoça, que conta com uma equipe de oito funcionários, 20 rótulos de cervejas especiais (gourmet), dentre outros tipos de bebidas (como refrigerantes e sucos) atende de segunda a quinta das 11h às 14h30 e das 18h às 23h30; sextas e sábados das 11h às 14h30 e das 18h à 0h (com música ao vivo).
De segunda a quinta, das 18h às 23h30, a casa conta com seu sistema delivery pelo telefone (11) 2715-5328. Em todos os dias de funcionamento está disponível também a retirada de lanches, porções e marmitex.
Fotos – Daniel Nápoli/Divulgação