Legislativo outorga Título de Cidadania Ituana para o Professor Claudio Pascale
A Câmara de Vereadores de Itu promoveu a cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana ao professor Claudio Pascale. O evento ocorreu na última terça-feira (30/11), no auditório do Colégio Almeida Júnior. Atuando há mais de 35 anos em Itu, professor Pascale já contribuiu com o desenvolvimento acadêmico e profissional de milhares de estudantes ituanos.
Nascido em São Paulo, Pascale trabalhou como professor universitário em grandes centros educacionais, como a FEI, Unisanta e participou da fundação e direção de colégios particulares. Em 2001, ao lado de sua esposa, a também professora Maria Rita Geloramo Pascale, fundou o Colégio Almeida Júnior.
Prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara, Thiago Gonçales (PL), o secretário municipal de Obras e Serviços Viários, Eduardo Luiz Alves, que na oportunidade representou o Executivo Municipal; os vereadores Luisinho Silveira (MDB) e Maria do Carmo Piunti (PSC); o ex-vereador e autor da propositura que concedeu a honraria, Rodrigo Macruz; e o secretário de Cultura de Cabreúva, Marco Ribeiro; além de amigos, professores e familiares do homenageado.
Durante as homenagens a coordenadora do Ensino Fundamental 2, Luciana Nunes Vaccari Avi, destacou a visão do homenageado. “Faço questão de destacar a visão inovadora do professor Pascale, que valoriza a cultura de Itu e é merecedor dessa honraria. Há mais de 15 anos proporciona essa valorização com a criação da disciplina Patrimônio Cultural no colégio e que a partir de 2022 essa disciplina passa a fazer parte de toda a rede municipal de Itu. Valorizar a cultura de Itu foi uma das bandeiras levantadas pelo professor Pascale”.
Falando em nome dos 3 filhos, Rodrigo Pascale se emocionou ao destacar a importância do pai e educador. “Para nós, você é um cidadão do mundo para a Educação. Você é um educador de verdade! Nunca pensou em construir uma escola como um negócio, você a olhou como uma oportunidade de construir um mundo melhor. Educação não é passar em uma prova. E sim passar em todas as provas ao longo da vida”. Finalizando, Rodrigo destacou o valor humano que Pascale sempre teve com as pessoas. “Fez pelo ser humano o que muitos pais não fizeram pelos próprios filhos”.
O historiador e professor do Colégio Almeida Júnior, Luís Roberto de Francisco, que é curador do Museu da Música e na oportunidade também representou a Academia Ituana de Letras – Acadil afirmou que a profissão dele não permite fazer narrativa sem contar histórias. E recordou que Claudio Pascale teve um papel fundamental na consolidação do Festival de Artes de Itu, ao ceder, por 30 dias, as instalações do Colégio Terras (do qual foi proprietário) para aulas de música de centenas de estudantes, citando, entre os alunos da época, a evolução de grandes regentes como Roberto Minczuk, maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, hoje diretor do Teatro Municipal de São Paulo. Luis Roberto também ressaltou a parceria dos Colégios de Pascale no apoio às entidades culturais.
O ex-vereador e autor da propositura que concedeu o título, Rodrigo Macruz, salientou que faz tempo que Pascale é cidadão ituano, faltava apenas oficializar esse título com a maior honraria que uma cidade pode oferecer a um cidadão. “Quem veio aqui hoje veio render homenagens e é por isso que estou aqui hoje”, finalizou. Em seu discurso, Pascale fez questão de agradecer o ex-vereador Macruz, pela honraria, e enfatizou que o que faz pela educação já nasceu com ele. “Não ensinamos apenas para o vestibular, mas sim para a vida. Nosso lema é formar cidadãos”.
Durante a cerimônia, Pascale também foi homenageado com apresentação musical da presidente da Associação Cultural Vozes de Itu, Maria Aparecida Nobre Garcia; do Professor Luís Roberto de Francisco e do Professor Joab da Silva Barbosa e de Paulo Zepini.